O Procon Carioca, órgão da Prefeitura do Rio, realizou operação de fiscalização na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, com foco em produtos típicos das ceias de Natal.
Os supermercados Guanabara, Supermarket e Prezunic, que estavam com produtos impróprios para consumo, foram notificados pelo órgão.
Após receberem a notificação, os estabelecimentos devem prestar esclarecimentos comprovados ao Procon Carioca sobre questões como data de validade e processos de armazenamento e conservação dos produtos.
Durante a operação, foram descartados 14,340 kg de alimentos, entre eles bacalhau e pernil, que não estavam em conformidade com as normas consumeristas.
Os agentes identificaram produtos com embalagens violadas e armazenamento inadequado. Já nas unidades dos supermercados Pão de Açúcar e Zona Sul, na Avenida das Américas, não foram identificadas infrações no momento da fiscalização.
“Neste período que antecede as festas de fim de ano, nossa prioridade é garantir a saúde e segurança dos consumidores, especialmente em relação aos produtos mais procurados para consumo nessas ocasiões festivas. Estamos intensificando a fiscalização para evitar que produtos impróprios cheguem às mesas dos cariocas”, afirma Renata Ruback, diretora-executiva do Procon Carioca.
Para informações, denúncias e registro de reclamações sobre questões de consumo, o cidadão pode entrar em contato com os canais de atendimento do Procon Carioca:
Portal: proconcarioca.prefeitura.rio
Instagram: @proconcariocaoficial
Atendimento presencial: Centro Administrativo São Sebastião - Rua Afonso Cavalcanti, 455, térreo - Cidade Nova, das 9h às 16h (Agência 1746)