Desde o último dia 16 de dezembro, já está disponível no formato e-book, o livro “Havana Viva”, lançado pela Editora Viseu e escrito pelo jornalista Jonas Moura. A obra marca a estreia do autor no mercado literário com um projeto que narra a experiência de uma viagem à capital cubana, em outubro de 2022. Por meio de imagens e palavras, o escritor transporta o leitor para ilha do Caribe, desvendando o que encontrou após um longo período de fronteiras fechadas pela pandemia da Covid-19 e ainda pelo longo tempo de embargos econômicos promovidos pelos Estados Unidos.
Para Jonas Moura, Havana Viva é um livro que pretende desmitificar alguns preconceitos sobre o país e também oferecer uma oportunidade de fazer as pessoas compreenderem que, muito além de ideologias políticas, existe um povo e uma cultura resistente na parte de dentro do muro do Málecon.
Jonas Moura ainda ressalta a complexidade econômica e social da ilha. Para o jornalista, a situação da capital e do país merece o interesse do mundo e deve ir além das ideologias políticas.
"Uma viagem de seis dias não traduz toda a complexidade de Havana e de Cuba. É quase impossível em tão pouco tempo decifrar como o povo resiste a tantos contrastes e mazelas. Porém, ao pisar em terras cubanas você mergulha em uma experiência tão mágica que não tem como voltar de lá sem querer refletir sobre o que viu e sentiu, bem como sem desejar dias melhores para aquelas pessoas e cultura que te acolhem tão bem", destacou o escritor.
Havana Viva está disponível para vendas em diversas plataformas online. O livro pode ser comprado no formato e-book em lojas virtuais como a Amazon e Americanas. Em breve, também poderá ser obtido no formato impresso.
O autor
Jonas Moura é jornalista, roteirista e escritor. Nascido em Recife/PE, mora há 22 anos na capital carioca. Já atuou como repórter em portais de notícias online do estado do Rio de Janeiro. Em 2019, tirou o 3º lugar na categoria de melhor reportagem para internet do Prêmio Café Brasil de Jornalismo, com a matéria “O aroma do cooperativismo do café”, publicada no Portal Eu, Rio! Como roteirista estreante, participou da VII Edição do ROTA Festival e venceu o prêmio de melhor pitching online do laboratório infanto-juvenil com o seu projeto de curta-metragem chamado A.LM.A.