Mais de 50 ciclistas profissionais e amadores acordaram cedo, no último domingo (26), para participar da Pedalada do Bem. Às 6h da manhã, o pelotão já estava pronto na praça Zózimo do Amaral, no Leblon, para ação coordenada pela campanha #RespeiteoCiclista, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O grupo passou pelo Leblon, São Conrado, Joá, Barra da Tijuca, Reserva (local com maior índice de acidentes com ciclistas) e voltou pelo Horto. Com objetivo de fomentar o esporte, ressaltar a importância do respeito ao próximo e cumprimento das normas de trânsito, a pedalada teve apoio da IBS, DETRAN, Lei Seca e da Polícia Militar.
“Esta ação de conscientização reforça a segurança no trânsito e fomenta o esporte. O ciclismo é uma prática esportiva que tem a cara do Rio de Janeiro, em qualquer lugar do estado vemos pais e filhos pedalando juntos e muitas pessoas se deslocam para trabalho. O ciclismo está muito presente na vida da população fluminense”, conta Felipe Bornier, secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
#RespeiteoCiclista
A campanha “#Respeiteocliclista” nasceu da preocupação com a segurança dos ciclistas profissionais e amadores, que motivou a Secretaria a criar as “blitzen do bem”. Nas ações foram distribuídos adesivos e folders com informações sobre as regras de trânsito para ciclistas e motoristas.