O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou, em seu perfil em uma rede social, na tarde deste domingo (26), a foto de uma idosa usando um andador e uma bandeira do Brasil, e pediu a atenção de ministros, senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores e juízes para a responsabilidade de todos, fazendo referência à manifestação a favor do seu governo. A foto usada pelo presidente causou comoção, mas também frases humoradas entre os usuários das mídias sociais. Segundo alguns internautas, a foto publicada pelo presidente não é da manifestação desse domingo e sim do ano de 2015, quando a idosa participava de uma passeata pelo impeachment de Dilma Roussef. A Sra. Maria Nina Rattes, porém, faleceu no dia 21 de novembro do ano passado e foi enterrada no Cemitério Jardim da Saudade em Sulacap, Rio de Janeiro. Apesar da polêmica nas redes sociais, a família da idosa considerou a foto falha do presidente uma homenagem à falecida.
"A família de Maria Nina Rattes se sente honrada com a publicação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao fazer a homenagem à sua eleitora em seus perfis oficiais, ontem, dia 26.05.19. Ressaltamos que possuímos vínculos com a família Bolsonaro há mais de uma década. O Senador da República, Flavio Nantes Bolsonaro, filho do Presidente, foi aluno do Professor José Eduardo Pinaud Madruga, pai dos netos da Sra. Maria Nina Rattes, na Universidade Candido Mendes.", disse o neto Leonardo Rattes em uma rede social.
O Portal Eu Rio procurou a assessoria da presidência da República que, até o fechamento dessa matéria, não quis se pronunciar sobre o caso.