A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), divulgou nesta segunda-feira (13/01) 2.464 vagas de emprego. Ou seja, são quase mil oportunidades a mais do que na semana passada. Para pessoas com deficiência, estão disponíveis 586 vagas em diferentes bairros da cidade.
Nesta semana, há mil vagas para operador de telemarketing no bairro Camorim, na Zona Oeste. O candidato não precisa ter experiência, mas, sim, o Ensino Médio completo. O salário é de R$ 1.412.
Na lista também tem 190 oportunidades para atendente de loja e supermercado. Há ainda vagas para repositor de mercadorias (89); cozinheiro e cozinheira (56); motorista de reboque (20); atendente de lanchonete (20); açougueiro (16); e nutricionista (10).
Nesta semana há oportunidades de estágio para quem está cursando Farmácia (10); Administração (10); Ciências Contábeis (9); Pedagogia (6); Gastronomia (6); Publicidade e Propaganda (6); Direito (5); Engenharia (4); Psicologia (3); Engenharia de Produção (2); Turismo (2); Tecnologia de Informação (2), além de Técnico em Informática (2) e Técnico em Eletrônica (1), em diversos bairros.
“A secretaria tem sete Centrais do Trabalhador. Lá, além de se inscrever no nosso banco de oportunidades, as pessoas podem se candidatar a vagas captadas pela nossa equipe em empresas parceiras”, explica o secretário de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
Depois de um ano desempregada, Fabiana Sobral Pereira, de 51 anos, conseguiu vaga de recepcionista na RE/MAX Conecta Imobiliária graças à equipe da Central do Trabalhador da Ilha do Governador. Moradora do Jardim Guanabara, ela foi contratada em dezembro de 2024, depois de um mês inscrita no banco de oportunidades da SMTE.
“O apoio dos funcionários da Central do Trabalhador da Ilha foi muito importante, principalmente devido à minha faixa etária. Muitas empresas não querem contratar quem tem mais de 50. Por isso, tem que persistir. Fui umas três vezes à Central, porque tenho uma filha pequena e queria trabalhar na Ilha. Graças a Deus, retornei ao mercado de trabalho com força total, e graças à Central do Trabalhador”, lembra Fabiana.
A exemplo dela, a universitária Rachel Eduarda Viana, de 24 anos, também conseguiu uma vaga de assistente de marketing na RE/MAX com a ajuda dos funcionários da SMTE. Moradora também da Ilha e casada, ela se inscreveu no banco de oportunidades da secretaria, e, um mês depois, estava contratada.
Cadastro de currículos pela internet ou nas Centrais do Trabalhador
Pessoas sem acesso à internet podem fazer a inscrição presencialmente em uma das sete Centrais do Trabalhador, nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte e Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 247 e 248); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tiju a (Rua Câmara gire, 25). Os postos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.
Os candidatos devem levar RG, CPF, PIS e currículo para fazer a inscrição. Pessoas com deficiência têm a opção de enviar o currículo para o e-mail
[email protected] ou comparecer ao CIAD, referência na busca e na
oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no município.
Instagram da secretaria (@trabalho.rio).