Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Águas de Março

Petrópolis terá simulado de desastre climático, para treinar medidas de contenção

Governador Cláudio Castro planeja evento para logo depois do Carnaval, com exercício inspirado na resposta japonesa a enchentes e terremotos


Escolhida para o simulado, Petrópolis, na Região Serrana, sofre com enchentes e deslizamentos de terra, mais frequentes com as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. Foto: Ascom CBMR

A cidade de Petrópolis (RJ) terá uma simulação de contenção de desastre climático. A atividade faz parte de uma série de medidas adotadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro para prevenir e responder a possíveis eventos causados pelas fortes chuvas do verão.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, explicou a ideia.

“A gente já está planejando para logo depois do Carnaval, um grande simulado na cidade de Petrópolis. Assim como é no Japão, em outras grandes regiões que sofrem com situações climáticas, furacões, terremotos, tudo”.

O plano emergencial também contará com locais descentralizados para a tomada de providências diante de grandes enchentes.

“Nós temos 13 pontos descentralizados pelo estado. Em Petrópolis foi uma grande questão porque a serra fechou na época e a gente teve que fazer uma megaoperação com a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal para tirar os carros da frente, tirar os bolsões de água, para que o socorro e o maquinário pudesse subir”.

O plano de contingência também contará com kits de assistência social e ajuda humanitária pré-definidos, com o objetivo de evitar compras emergenciais.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a simulação de resposta a desastre climático planejada para Petrópolis, na Região Serrana, pelo governo do Estado do Rio.


RadioAgência Nacional

simulação desastre climático Petrópolis Chuvas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!