Foto: Lucas Mercon/Fluminense
Na tarde deste sábado (8), Fluminense e Flamengo se enfrentarão no Maracanã, a partir das 16h30, no 453° duelo do clássico mais famoso do país. A poucas rodadas do fim da Taça Guanabara, o Fluminense de Mano Menezes precisa desesperadamente da vitória para ter chances de avançar às semifinais do campeonato. Uma derrota pode tirar o Tricolor até mesmo da zona dos que disputam a Taça Rio, torneio de consolação para quem ficar entre o 5° e o 8° lugares e que vale uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Se vencer, o time de guerreiros entra na briga pelo terceiro lugar.
A tendência é que o Tricolor entre em campo com o mesmo time que derrotou o Vasco, em Brasília, no meio da semana. Mano terá o reforço de Samuel Xavier, que treinou com o grupo e está à disposição, depois de se recuperar de dores na coxa esquerda. Riquelme terá mais uma chance para servir o artilheiro Germán Cano, que renovou anteontem o seu contrato até o fim de 2026. Renato Augusto e Paulo Henrique Ganso estão entregues ao departamento médico.
No lado rubro-negro, De La Cruz é desfalque certo: o uruguaio foi vetado do Fla-Flu 453 por controle de carga, visando os clássicos contra Botafogo e Vasco, na próxima semana. A dúvida é quem fará a criação de jogadas: Gerson ou Arrascaeta. Em caso de escolha pelo camisa 8, Evertton Araújo assume a marcação ao lado de Pulgar. Na frente, Michael também pode ser poupado, abrindo espaço para Luiz Araújo — que marcou dois gols e deu duas assistências nos últimos três jogos. O duelo desta tarde marca o reencontro de Filipe Luís com a única equipe a derrotá-lo, quase quatro meses atrás.
O Fla-Flu terá homenagens na camisa, nos telões do Maracanã e nas arquibancadas, em memória das 10 vítimas fatais da tragédia do Ninho do Urubu. O incidente completa seis anos neste sábado, sem que nenhum dos réus tenha sido julgado. Na esfera cível, a nova gestão do Flamengo fechou acordo na terça-feira (4) para indenizar a última família que faltava. Dos 16 sobreviventes, dois ainda atuam no clube: Rayan Lucas foi titular nas quatro primeiras partidas do Carioca e serve o sub-20, enquanto Dyogo Alves é o terceiro goleiro do Profissional.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x FLAMENGO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h30
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ);
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ);
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).
FLUMINENSE: Fábio; Guga, Thiago Silva, Thiago Santos e Fuentes; Martinelli, Hércules e Arias; Riquelme, Canobbio e Cano. Técnico: Mano Menezes.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Alex Sandro; Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Evertton Araújo); Michael (Luiz Araújo), Plata e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.