Terça-Feira, 29 de Abril de 2025 - 09:05:56
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL 100 DIAS-2 - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Sai hoje (18) resultado do FIES com 67 mil vagas no semestre

Prazo para complementar informações prestadas no momento da inscrição vai de quarta, 19/2, a sexta, 21/2

Por Portal Eu, Rio! em 18/02/2025 às 11:26:00
0:00
0:00

Fies 2025 financia mais de 67 mil vagas no Ensino Superior privado apenas no primeiro semestre letivo deste ano. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta terça-feira (18), o resultado e a ordem de classificação dos inscritos no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025.

O resultado da pré-seleção pode ser conferido em breve no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com senha da plataforma Gov.br. As informações completas estão disponíveis no endereço acessounico.mec.gov.br.

Neste ano, o MEC oferecerá, ao todo, mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos, divididas em dois processos seletivos. Desse total, são 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre. Para esta edição do Fundo de Financiamento Estudantil, há no primeiro semestre letivo mais de 67 mil vagas para financiamento em instituições privadas de ensino superior, sendo metade delas destinadas a estudantes cadastrados no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Para quem for selecionado pelo Fies Social, o financiamento será integral.

O programa federal financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em universidades privadas, com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país.

Fies e Fies Social

Há duas modalidades desta política pública. A primeira é o Fies tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades do curso.

Já o Fies Social tem como público alvo os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação de ativos.

Em todo o processo seletivo, 50% das vagas são reservadas ao Fies Social. Nesse caso, o governo federal concede até 100% de financiamento dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior no curso, desde que não ultrapasse os valores definidos pelo comitê gestor do Fies.

A situação do candidato inscrito no CadÚnico foi verificada pelo MEC com base nos dados que estavam registrados até 11 de janeiro de 2025.

Cronograma

Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.

Os estudantes inscritos que ficarem fora da chamada regular do processo seletivo do Fies irão automaticamente para a lista de espera de vagas não preenchidas. Ou seja, o candidato não precisará manifestar seu interesse em participar,

O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.

O edital, publicado pelo Ministério da Educação em janeiro, traz as regras e o cronograma do processo seletivo. Após conferir o resultado, é necessário complementar as informações prestadas no momento da inscrição. O prazo para isso vai de quarta-feira (19) até sexta-feira (21). E quem não foi selecionado ainda pode contar com a lista de espera. A convocação será feita no dia 25, terça-feira da próxima semana.


O QUE É O FIES?

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Inep/MEC, ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

Com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC retoma o papel social do financiamento estudantil, uma vez que se destina ao atendimento das necessidades de estudantes de baixa renda. Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas, em cada edição do dos processos seletivos do programa e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a divulgação do resultado do Fies 2025 e os próximos passos para garantir financiamento das mensalidades no Ensino Superior privado.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.