Depois de cumprir suspensão, Gerson volta ao time. Foto: Divulgação/Flamengo
Neste sábado (22), Flamengo e Volta Redonda decidirão quem fica com a Taça Guanabara, título simbólico dado ao melhor clube da fase de pontos corridos do Campeonato Carioca. Enquanto o Voltaço visita o Boavista, às 19h, o Rubro-Negro recebe o Maricá no Maracanã.
Mesmo com um começo de campeonato ruim — o elenco sub-20 reforçado de alguns jogadores fora dos planos do Profissional somou apenas 4 pontos em 4 jogos — o Flamengo se recuperou e chegou à liderança na reta final, dependendo só de si para ser campeão pela 25ª vez. Para o Volta Redonda levantar o segundo troféu, será necessário vencer seu jogo e contar com um tropeço do líder.
A tendência é que Filipe Luís poupe alguns titulares no confronto desta noite. Ayrton Lucas volta a estar disponível depois de perder dois clássicos, enquanto De La Cruz deve ficar de fora após sofrer um corte no pé em acidente doméstico. Alex Sandro, Michael e Juninho seguem lesionados. Gerson volta de suspensão, mas Cleiton ainda terá que cumprir mais três jogos pelo soco que desferiu contra Barboza, após o clássico contra o Botafogo.
No lado do Maricá, o objetivo é encerrar a fase inicial de forma digna. Estreante na elite e líder nas primeiras rodadas, o Tsunami Metropolitano perdeu rendimento e tem remotíssimas chances de classificação às semifinais. Os objetivos mais palpáveis são a classificação para a Taça Rio — torneio de consolação para os clubes classificados entre o 5° e o 8° lugar, valendo uma vaga na Copa do Brasil 2026 — e uma vaga na Série D do ano que vem, que é dada aos dois melhores clubes sem divisão.
O Maricá vai jogar a quarta divisão do Brasileirão em 2025 por ser o atual campeão da Copa Rio, mas ainda não tem calendário garantido para a próxima temporada. O atual treinador é um velho conhecido do adversário: Reinaldo Oliveira, de 45 anos, foi centroavante e tricampeão carioca pelo Flamengo em 2001, antes de se transferir para o Paris Saint-Germain (França). Para o jogo desta noite, a equipe do leste fluminense tem time completo, com Bezerro retornando de suspensão.
PROTESTO DE ORGANIZADAS
Na última quinta-feira (20), oito das principais torcidas organizadas do Flamengo anunciaram um boicote de seus membros ao jogo deste sábado, em protesto contra o aumento no preço dos ingressos no Maracanã e as novas diretrizes para o sócio-torcedor. A nota conjunta diz temer pela precificação em jogos mais importantes na temporada, pede colaboração e reflexão dos demais torcedores: “O Flamengo tem a maior torcida em todas as classes sociais e o estádio tem setores para todos os públicos. Normalizar o encarecimento do Setor Norte é contribuir para que tenhamos uma arquibancada fria”, completa.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ);
Assistentes: Gustavo Mota Correia (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ);
VAR: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ).
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Varela; Allan (Pulgar), Evertton Araújo e Gerson; Luiz Araújo, Everton Cebolinha (Plata) e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
MARICÁ: Dida; Almir, Sandro Silva, Felipe Carvalho e João Victor; Bezerro, Vinícius, Hugo Borges e Walber; Denilson (Gutemberg) e Jonathan Chula (Jefferson Tavares). Técnico: Reinaldo.