No início da tarde desta segunda-feira (3), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou as sirenes das 103 áreas de alto risco geológico. De acordo com o órgão, o alerta teve a duração de um minuto, além de caráter preventivo com o intuito de preparar os moradores sobre a possibilidade de chuvas fortes. O alerta foi realizado com base em previsão do Alerta Rio.
Ainda segundo os órgãos, a medida não se tratou de aviso para desocupação. Por enquanto, os técnicos da Defesa Civil seguem monitorando, pelo Centro de Operações Rio, a evolução da frente fria que chegou na cidade. Vale destacar que o aviso também foi disparado via SMS para os cadastrados no serviço que é gratuito. Para receber informações basta enviar o CEP para o número 4019¬9.
A assessoria também informa que o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio.
O sistema conta com a participação de líderes e voluntários das comunidades, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de ev¬acuar provisoriamente os moradores.