Cano marcou dois gols e lidera artilharia da Copa do Brasil. Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Em confronto válido pela segunda fase da Copa do Brasil, Fluminense visitou o Caxias-RS no Estádio Centenário, nesta quarta-feira (5), e avançou na competição. A equipe carioca venceu a partida por 2 a 1, com dois gols do Germán Cano. O argentino abriu o placar no primeiro tempo, com a marca histórica do centésimo gol pelo Fluminense e ampliou no segundo tempo. Alisson descontou e o mandante teve chances de empatar. Mas o time comandado por Mano Menezes também criou oportunidades para mais gols e a classificação para terceira fase foi merecida.
Teve emoção até o fim. Mas agora o Fluminense vira a chave para o jogo de volta nas semifinais do Campeonato Carioca, que vai acontecer no próximo domingo (09), às 18h, diante do Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira. O Tricolor venceu o jogo de ida por 4 a 0 no Maracanã.
Já o Caxias foi eliminado pelo Internacional no estadual e só volta a jogar na Série C do Brasileirão.
Cano marca o centésimo no Centenário
Mesmo com um gramado irregular, o Fluminense dominou o primeiro tempo, diante do Caxias, no Rio Grande do Sul. Guga ganhou a vaga de titular na lateral-direita e o ataque tricolor foi formado com Serna, Cano e Canobbio.
Arias iniciou centralizado, mas se movimentou também pela esquerda e direita, fugindo da forte marcação sobre ele. Foram oito finalizações do visitante contra duas do mandantecom algumas tentativas de fora da área.
O gol saiu aos 40 minutos, o centésimo de Cano pelo Fluminense. Canobbio, com a bola pelo meio, abriu pela esquerda para Arias. O colombiano cruzou para o argentino que, de primeira, finalizou para a marca histórica.
Caxias melhora, mas Fluminense avança
Só o Caxias mexeu no intervalo, com a entrada do atacante Gabriel Lima no lugar do volante Mantuan. A equipe gaúcha voltou mais ofensiva para o segundo tempo, buscando o empate e criando boas chances. Aos 10 minutos, a bola caprichosamente bateu na trave.
Mas, aos 20 minutos, Cano marcou o segundo gol dele e do Fluminense na partida. Canobbio recebeu pela esquerda, tabelou com Martinelli e deu assistência para o argentino chutar de primeira novamente. O Camisa 14 assumiu a artilharia da competição, com quatro gols marcados. Depois, o atacante saiu para a entrada do Everaldo.
Três minutos depois, o Caxias também marcou. Após cobrança de falta, Lucas Cunha cabeceou no travessão, Fábio fez grande defesa, mas Alisson aproveitou a sobra e balançou as redes.
A disputa foi intensa e bem disputada nos últimos minutos, com um jogo mais aberto. Mano pediu para o Fluminense manter a posse e segurar a bola e, com isso, o visitante conseguiu a classificação.
FICHA TÉCNICA
CAXIAS-RS 1 X 2 FLUMINENSE
Gol: Cano (40/1T e 30/2T), Alisson (23/2T)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: 5 de março de 2025 (Quarta-feira)
Cartão Amarelo: Lucas Cunha (CAX); Guga (FLU)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Raphael de Albuquerque Lima (SP)
CAXIAS: Victor Golas, Ronei (Thiago Ennes), Alisson, Lucas Cunha e Kelvyn; Pedro Cuiabá (Paulinho Souza), Guilherme Mantuan (Gabriel Lima), Vinicius Guedes e Tomas Bastos; Calyson (Nicholas) e Iago
Técnico: Luizinho Vieira
FLUMINENSE: Fábio, Guga (Samuel Xavier), Ignacio, Juan Freytes e Gabriel Fuentes; Otávio, Martinelli (Nonato) e Jhon Arias; Kevin Serna (Hércules), Germán Cano (Everaldo) e Agustín Canobbio (Paulo Baya)
Técnico: Mano Menezes