Estabelecer objetivos para o crescimento organizacional exige realizar uma revisão minuciosa dos processos internos e externos, a fim de identificar oportunidades de melhoria. A liderança desempenha um papel essencial no desenvolvimento das equipes e das empresas como um todo. Em 2025, o papel do Gerente de Projetos terá um impacto significativo na evolução das empresas.
Segundo um estudo da Deloitte sobre tendências globais de capital humano, 80% das organizações consideram a liderança um fator crítico para o sucesso. No entanto, apenas 41% acreditam que seus líderes estão preparados para enfrentar os desafios do futuro.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Amcham Brasil com 780 líderes empresariais revelou que 94% deles percebem uma relação positiva entre bem-estar, motivação e produtividade no ambiente de trabalho. Esse fator reforça a importância de uma liderança eficaz na criação de um ambiente organizacional saudável e produtivo. Estudos recentes de Project Management Institute (PMI) indicam que o Gerente de Projetos desempenha diferentes papéis dependendo da sua área de influência: dentro do próprio projeto, em diversos níveis da organização ou na interação com clientes, usuários finais e outros stakeholders externos.
Ao mesmo tempo, PMI afirma que os profissionais de gestão de projetos precisarão expandir suas habilidades, conhecimentos e competências, adquirindo-os de novas maneiras. Atualmente, o Gerente de Projetos também assume responsabilidades ligadas à estratégia, inovação e consultoria em comunicação, demonstrando versatilidade ao aplicar diferentes abordagens de gestão de projetos, sem perder de vista a inteligência emocional ao liderar equipes.
“Ter um Gerente de Projetos ou um Escritório de Gestão de Projetos permite às empresas não apenas aumentar a eficiência dos processos, evitando custos excessivos, retrabalho e clientes insatisfeitos, mas também fortalecer a liderança e melhorar a gestão de equipes. Isso se traduz em bons resultados e diferenciação no mercado”, afirma Carolina Latorre, diretora executiva regional de PMI América Latina.
De acordo com o relatório Gallup State of the Global Workplace 2024, os baixos níveis de engajamento dos funcionários custam à economia global US$8,9 trilhões por ano, um problema diretamente ligado à falta de liderança. O Gerente de Projetos deve garantir o cumprimento de todas as etapas de um projeto, assegurando seu sucesso. Além disso, independentemente do tipo de iniciativa, de seu porte ou foco, ele deve proporcionar uma visão global do projeto, liderar a equipe e supervisionar cada atividade de acordo com os objetivos estabelecidos.
Paralelamente, investir no desenvolvimento profissional também traz retornos expressivos. Profissionais que obtêm a certificação Project Management Professional (PMP) experimentam um aumento médio salarial de 33%, que no Brasil pode atingir até 56%, uma das maiores diferenças salariais para gerentes de projetos no mundo, segundo dados de PMI.
Embora a liderança possa estar presente em diversas funções e níveis hierárquicos, contar com um gerente para liderar projetos organizacionais permitirá que as empresas visualizem mudanças significativas em 2025.Com a chegada de um novo ano, as empresas definem metas ambiciosas de crescimento. Por isso, um profissional capaz de gerenciar eficazmente os recursos da organização e liderar com precisão será essencial para alcançar esses objetivos. Isso é ainda mais relevante em momentos em que as empresas precisam se adaptar a mudanças para permanecerem competitivas no mercado”, conclui Carolina Latorre.