Quinta-Feira, 27 de Março de 2025 - 06:28:58
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE IDH - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Espetáculo "Hoje é Dia de Rock" tem sessão gratuita na Arena Jovelina Pérola Negra

Peça é um retrato emocionante de um Brasil em transição

Por Portal Eu, Rio! em 24/03/2025 às 16:38:10
0:00
0:00

Foto: Divulgação

Um dos clássicos do teatro brasileiro, "Hoje é Dia de Rock", retorna aos palcos em uma nova montagem dirigida por Miguel Petereit. O espetáculo, que será apresentado no próximo domingo (30), às 17h, na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, tem entrada gratuita. A peça, escrita por José Vicente, é um retrato emocionante de um Brasil em transição, abordando temas como identidade, modernidade e tradição. Com uma encenação dinâmica e intensa, o espetáculo traz música ao vivo e teatro de sombras, reforçando o realismo fantástico que marca a narrativa.

A peça acompanha a história de uma família que deixa o interior de Minas Gerais em 1956 em busca de um novo começo na cidade grande. O que encontram, no entanto, é um mundo completamente diferente, marcado por luzes, grandes marcas e, principalmente, o som vibrante e revolucionário do Rock 'n' Roll. Em meio ao desejo pelo novo e o apego às tradições, eles enfrentam um intenso conflito geracional e cultural.

"Essa peça tem um lugar de encantamento. Escrita na década de 1970, continua extremamente atual tanto em sua estrutura quanto em sua narrativa. Há uma forte influência do realismo fantástico, e a trama retrata um Brasil em transição, enfrentando desafios culturais e sociais. Dentro desse contexto, o Rock 'n' Roll surge como um elemento transformador, permeando a família e os dilemas dos personagens que buscam sua identidade e um lugar no mundo. Além disso, a peça explora a relação do Brasil com outros países e como essas influências ajudaram a moldar nossa identidade cultural", destaca o diretor Miguel Petereit.

O elenco de "Hoje é Dia de Rock" conta com Sheila Araujo no papel de Pedro, Kika Ribeiro como Adélia, Caroline Prado interpretando Inca e Rosário, Carol Duarte como Isabel e Guilherme Lázaro como Valente. Pedro Laia dá vida aos personagens Davi e Elvis, enquanto Cazzu Andrade interpreta Quincas, Vania Volpe assume o papel de Neuzinha, e Dayane Simões é Efigênia. O personagem Seu Guilherme é vivido por Miguel Gil. Cada um traz à cena uma performance única, enriquecendo a narrativa com suas atuações intensas e emocionantes.

"Hoje é Dia de Rock" é uma peça de José Vicente, que esteve em cartaz de 1971 a 1973 no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, sendo considerado pela crítica da época "o mais importante espetáculo de 1971". A montagem atual conta com um elenco formado por alunos da ONG ECOA de Teatro Social, que há cerca de 20 anos desenvolve formação teatral gratuita. O diretor Miguel Petereit, que iniciou sua trajetória na ONG como ator e dramaturgo, retorna agora para dirigir o espetáculo. A turma iniciou suas aulas em agosto de 2024 e é composta, em sua maioria, por jovens adultos e adultos do subúrbio do Rio, da Zona Norte e da Baixada Fluminense. O espetáculo conta com apoio da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, por meio do edital Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:

Espetáculo "Hoje é Dia de Rock"

Data: 30 de março (domingo)

Horário: 17h

Classificação etária: 12 anos

Local: Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/n – Pavuna

Entrada gratuita

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.