Desde dezembro do ano passada, bandeiras tarifárias seguem verdes, pela estabilidade na geração hidrelétrica, mais barata que as usinas térmicas. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
No mês de abril, as contas de energia seguem com bandeira tarifária verde. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as contas de luz não terão custo adicional devido às condições favoráveis de geração de energia no país.
Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração das usinas hidrelétricas continua estável.
A Aneel reforça a importância de os consumidores manterem bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
Desde dezembro de 2024, a bandeira?tarifária permanece verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidroelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis.
Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a manutenção da bandeira tarifária verde nas tarifas de energia, que dispensa adicionais no cálculo das contas de luz.
Fonte: Aneel e RadioAgência Nacional