Englobar o cidadão, o poder público e a iniciativa privada em prol da leitura, é um dos objetivos do projeto desenvolvido pela Superintendência de Leitura e Conhecimento (SLC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O lançamento oficial do programa Juntos pela Leitura será realizado nesta terça-feira (11), às 16h, na Estação Central do Brasil.
O projeto será lançado em mais uma edição da Libertação de Livros, que distribuirá cerca de 500 exemplares na Central. Sobre o programa Juntos pela Leitura, o Superintendente de Leitura e Conhecimento, Pedro Gerolimich destacou o impacto social do projeto:
“Hoje é um grande dia, o Juntos tem uma característica fundamental que é incluir todos os setores da sociedade. Todo mundo pode ser um agente incentivador da leitura. Desde empresas que podem patrocinar ações, até o cidadão que pode doar um livro e ser voluntário em uma contação de histórias, por exemplo”.
Segundo Gerolimich, além de receber e realizar as doações de livros e atividades culturais para a população, o Juntos pela Leitura prevê ainda, a integração do programa de remissão de pena para detentos. “Inclusão e reinclusão social são pontos fundamentais. A leitura, a educação e a cultura tem o potencial de transformar vidas. Acreditando nisso, o Juntos fomenta a leitura e o acesso ao livro para a população carcerária como forma de despertar a consciência”, afirmou.