TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Dia da pizza é comemorado no Brasil desde 1985

Alimento é um dos prediletos dos brasileiros

Por Mariana Cavalheiro em 10/07/2018 às 16:02:37

Uma imagem vale mais que mil palavras(Divulgação)

Hoje, dia 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza no Brasil. A data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza. E para celebrar trazemos uma matéria sobre essa iguaria deliciosa que atrai apaixonados por massas. A data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985, quando foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

O alimento é elaborado com massa fermentada de farinha de trigo, banhado com molho de tomate e revestido com diversos ingredientes. Geralmente alguma espécie de queijo, carnes defumadas ou não, ervas e até legumes e doces, inclusive sorvete. Por último, um toque de orégano ou de manjericão, e finalmente tudo é conduzido ao forno. Mas nem sempre a pizza foi assim. Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da guloseima não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas um delgado estrato de massa - farinha mesclada com água -, chamado na época de "pão de Abrahão", semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como "piscea", termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes. Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de recamar seus pães com carne e cebola; os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval; assim, no intercâmbio de valores e elementos culturais entre povos distintos, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles.
A pizza foi amplamente difundida em meados do século XIX, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageou ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

Já aqui no Brasil, a pizza desembarcou através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. Apaixonados por pizza estão em todos os lugares e no Rio de Janeiro não poderia deixar de ser diferente. A jornalista Caroline Corrêa conta que a pizza sempre foi uma tradição nas festas de família: "Minha avó sempre fez as massas de pizzas nas festas, depois o meu pai, e eu acabei aprendendo também. A gente gosta de massa fofinha. Nossa pizza leva azeite ao invés de óleo, leite morno e fermento biológico, além de outros ingredientes e do recheio. Fora isso sai mais barato fazer do que comprar a pizza pronta. Apesar de ninguém da família ter descendência italiana, somos todos loucos por pizza", relata a jornalista.



Outro fanático por pizza é o gestor de qualidade Matheus Ribeiro. A paixão é tanta que ele tem até o alimento tatuado no braço. "Eu fiz essa tattoo há dois anos atrás, quando tinha 24 anos. Gosto tanto de pizza que tinha que estampar esse amor na minha pele", disse. Diversos restaurantes espalhados pela cidade hoje estão realizando promoções.



Para matar a fome depois de ler a matéria, que tal preparar a sua própria pizza em casa? O portal Eu, Rio mostra a receita pra você!

Massa de pizza

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (café) de açúcar
1 xícara (café) de óleo/ azeite
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Sal a gosto
Água morna, o quanto baste

Modo de preparo
Preparo:30mins ? Pronto em:30mins
Preaqueça o forno em temperatura alta (220ºC).
Misture todos os ingredientes menos a água numa tigela. Vá colocando a água aos poucos até formar uma massa que dê para trabalhar.
Sove a massa por alguns minutos e abra com um rolo numa bancada enfarinhada. Coloque a sua cobertura favorita e leve ao forno até dourar. Sirva em seguida.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.