Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025 - 00:26:21
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL 100 DIAS-2 - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Claudia Werneck lança seu 15º livro sobre inclusão e diversidade

Autora é defensora da oferta de comunicação inclusiva e obra é a primeira no Brasil a ser lançada em 9 formatos acessíveis

Por Portal Eu, Rio! em 13/04/2025 às 15:31:45
0:00
0:00

Tatá Werneck prestigiou o lançamento do livro de Cláudia. Foto: Divulgação

Fundadora da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, a jornalista e ativista em Direitos Humanos Claudia Werneck, referência nacional e internacional em comunicação acessível e inclusiva, lançou o livro Tia Zilda - Histórias de Inclusão, pela WVA Editora e Escola de Gente, por meio da Lei Rouanet.

Com prefácios de Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil; Sheila Kaplan, doutora em Literatura e jornalista da área cultural; e Diego Werneck Arguelhes, professor associado do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, a obra reúne uma coletânea diversificada de contos, crônicas e artigos previamente publicados em jornais, revistas e publicações especializadas e que refletem a amplitude cultural e linguística da autora, proporcionando ao leitor uma experiência literária enriquecedora.

Durante o lançamento do livro foi comemorada a criação do Dia Municipal da Leitura Acessível, que passa a fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. O Projeto de Lei nº 72/2025, de autoria da vereadora Luciana Novaes, tendo a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão e a WVA Editora como proponentes, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes. “Essa data é fundamental para fortalecer todas as iniciativas que promovem o direito universal à leitura. E a aprovação acontece em momento ainda mais simbólico: o lançamento do livro 'Tia Zilda – Histórias de Inclusão', o primeiro do Brasil publicado em nove formatos acessíveis”, comemora Claudia Werneck.

O Rio de Janeiro passa a ser o primeiro município brasileiro a ter uma data voltada para a leitura acessível, que será celebrada, anualmente, em 18 de abril, em consonância com o Dia do Livro Infantil, reafirmando o compromisso da cidade com o acesso à leitura e à cultura para todas as pessoas e desde a infância.

A publicação do livro "Tia Zilda - Histórias de inclusão" em 2025 está plenamente alinhado com o fato da cidade do Rio de Janeiro ter sido eleita a Capital Mundial do Livro 2025, pela UNESCO. Pela primeira vez uma cidade lusófona conquista o título, concedido desde 2001 pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um celeiro de oportunidades únicas para este projeto incidir em políticas públicas e ter um amplo alcance junto à sociedade.

Autora de 14 livros publicados em português inglês e espanhol, com mais de 500 mil exemplares vendidos, e autora de clássicos como “Quem cabe no seu TODOS?”, “Ninguém mais vai ser bonzinho” e “Um amigo diferente?” Claudia retorna à escrita depois de 10 anos escrevendo apenas artigos, tempo no qual se dedicou à Escola de Gente e ao Advocacy pela Causa, como ativista.

O tema deste livro também é inclusão e diversidade – com reflexões que envolvem também o mundo digital durante e depois da covid-19, sempre na perspectiva da educação e da cultura inclusiva. Será o segundo livro-símbolo da campanha “Todas as Pessoas têm Direito a Conhecer Todas as Histórias”, lançada em 2011 pela WVA Editora e Escola de Gente a partir da constatação de que eram – e continuam – raras as ofertas de livro em formatos acessíveis no Brasil. O primeiro foi o infantil “Sonhos do Dia".

Com um compromisso sólido com a democratização do acesso ao Livro e à Leitura Inclusiva, esta publicação se destaca por ser disponibilizada em nove formatos acessíveis, garantindo que pessoas com diferentes necessidades possam desfrutar do conteúdo sem barreiras. Os nove formatos acessíveis incluem Impressão em tinta, Audiolivro, Audiolivro com audiodescrição, PDF com audiodescrição, Arquivo TXT com audiodescrição, Arquivo DOC com audiodescrição, Vídeo com Libras e legendas, Vídeo em linguagem simples com todo o conteúdo da obra literária, E-book acessível com descrição de imagens e gráficos

Além disso, a capa contará com um QR Code em relevo, oferecendo acesso rápido aos formatos acessíveis, com uso de wire-o para facilitar o manuseio da obra para pessoas com dificuldade motora. O lançamento do livro ocorrerá em São Paulo e Rio de Janeiro, e sua distribuição será gratuita.

Todos os formatos do livro estarão disponíveis gratuitamente no premiado aplicativo de cultura acessível "VEM CA", da Escola de Gente, e nas plataformas digitais da Escola de Gente, promovendo acesso amplo e democrático à leitura. A obra será distribuída gratuitamente para estudantes de instituições públicas de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Brasil. Bibliotecas públicas também receberão exemplares.

Sobre Claudia Werneck

Única escritora brasileira recomendada por UNESCO e UNICEF, e idealizadora da Escola de Gente, Claudia Werneck é jornalista, ativista, empreendedora social, palestrante e consultora internacional, tendo recebido mais de 100 premiações e reconhecimentos pelo mundo. Claudia tem 14 livros publicados (WVA Editora) em português, inglês e espanhol para crianças e pessoas adultas sobre direitos humanos, inclusão e acessibilidade, com mais de 500 mil livros vendidos. Sua obra “Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?” é referência internacional.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.