Dois navios petroleiros foram atacados, nesta quinta-feira (13), no Golfo de Omã. Dezenas de tripulantes foram resgatados depois de abandonar as duas embarcações. De acordo com a petrolífera estatal de Taiwan, a CPC Corp, um de seus navios, o Front Altair foi atingido por um torpedo. A Marinha do Irã informou que resgatou 21 tripulantes que estavam a bordo do navio Kokuka Courageous, além de 23 do Front Altair.
O incidente acontece um mês depois que quatro petroleiros foram atacados nos Emirados Árabes Unidos. Nesta quinta-feira (13) os preços do petróleo já subiam 4,5% no mercado internacional.
Ambos os navios permanecem à deriva a cerca de 16 milhas náuticas da costa iraniana. Segundo informações oficiais, não há mortos. A carga, composta de metanol e nafta, permanece intacta.
Este é o segundo incidente em um mês envolvendo o transporte de navios-tanques perto do estratégico Estreito de Ormuz, através do qual pelo menos um quinto do petróleo mundial passa.
Em maio, quatro petroleiros foram atingidos por explosivos perto de um porto nos Emirados Árabes Unidos. Um relatório apresentado conjuntamente pelos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Noruega na semana passada ao Conselho de Segurança da ONU concluiu que eles foram colocados lá por homens-bombas, mas não atribuíram culpa a nenhum país.