Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Inclusão na tela

Sessão Azul leva crianças com distúrbios sensoriais ao cinema

Sessões de cinema do Sessão Azul são adaptadas e exibem filmes estreantes dublados


Foto: Divulgação

Neste mês, a "Sessão Azul: cinema adaptado para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias" vai chegar em alguns cinemas do Rio de Janeiro. Serão três dias: 15, 29 e 30 de junho. As salas disponíveis estarão nos shoppings Carioca da Vila da Penha, das Américas na Barra da Tijuca e no São Gonçalo Shopping, em São Gonçalo.

No sábado (15), o filme exibido será Aladdin, em estreia nacional. Já nos dias 29 e 30, os títulos ainda estão em votação via enquete. Entre os principais nomes da lista estão Toy Story 4, Petz 2 e Turma da Mônica Laços. Todos com lançamento nacionais.

A ideia do projeto é acolhedora e acessível. Durante a exibição, o cinema fica com som mais baixo, luz levemente acesa e toda a plateia pode andar, falar, e cantar à vontade. As sessões contam ainda com apoio de profissionais voluntários.

Vale destacar que a Sessão Azul acontece ao longo do ano em cinemas de várias cidades com o apoio de ONGs, clínicas especializadas e associações de pais ligadas ao autismo.

Trabalho Terapêutico

Criado pelas psicólogas Carolina Salviano, Bruna Manta e pelo gerente de projetos de Tecnologia da Informação, Leonardo Cardoso, O projeto nasceu em 2015 com o propósito de ambientar crianças com distúrbios sensoriais juntamente com suas famílias. A proposta é que essa atividade seja uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança, aumentando o engajamento dos pais no processo de tratamento.

O Sessão Azul é uma iniciativa gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo.

Para a psicológa Bruna Manta, especialista em autismo, os eventos realizados ajudam na socialização tanto das crianças quanto de suas famílias.

"É comum vermos em nossas sessões crianças interagindo umas com as outras durante as sessões, fazendo com que elas funcionem como uma atividade extra ao trabalho terapêutico. É possível observar também muita troca de informações sobre tratamentos e experiências do dia a dia entre as famílias durante as sessões. Acreditamos que estes momentos de diversão e descontração, associado a maior interação com outras famílias que passam pelas mesmas questões, tende a gerar um maior engajamento de todos no processo do tratamento", explicou.

Foto: Divulgação

Ela ainda disse que há uma questão importante a ser destacada: o processo de dessensibilização, que no futuro leva a criança a não precisar mais ir para uma sessão adaptada, porque ela vai perdendo o medo e ganha mais oportunidades de poder ir a mais lugares e ambientes.

"Elas também vão entendendo melhor como se comportar em determinados ambientes e isso ajuda, como consequência, diretamente no comportamento, pra ir à festas e determinados lugares porque a criança aprende que em determinados momentos ela precisa ficar sentada, por exemplo", afirmou a psicóloga.

Lazer sem discriminação

A enfermeira obstetra Priscila Macedo, 40, é Mãe do Ézio. Ele é autista. Para ela, essas sessões são uma chance de lazer sem discriminação.

"Como mãe é uma oportunidade de estar num momento de lazer com o meu filho e ter a tranquilidade de que não vão olhar torto pra ele, não haverá discriminação e que ele poderá ficar a vontade. É um espaço preparado pra receber ele. Infelizmente a sociedade ainda não sabe lidar com a diversidade então iniciativas como a sessão azul é uma oportunidade de socialização para o autista e conforto para o coração dos responsáveis", contou a mãe.

Priscila também contou que seu filho fica bem a vontade, pois pode andar pelo cinema, se aproximar da tela e sair se quiser. Como a sessão mantém algumas luzes acesas, ele pode "autistar" em segurança.

"As sessões são terapêuticas. Justamente porque a socialização e o lazer são oportunidades de aprendizado. Ter a sessão adaptada faz toda a diferença", contou.

Além de sessões de cinema, o Sessão Azul também organiza visitas adaptadas ao AquaRio e a peças de teatro. Os ingressos podem ser adquiridos no site do projeto Sessão Azul (www.sessaoazul.com.br). Nele, toda a família paga meia entrada. A venda começa sempre na semana da data da exibição.

Cinema Inclusão Sessão Azul Crianças

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!