Na manhã deste domingo (16), o atual presidente do BNDES, Joaquim Levy, pediu demissão do cargo. A decisão aconteceu após as declarações do Presidente da República. Segundo Bolsonaro, ele estaria "por aqui" com as decisões de Levy. Principalmente, depois da indicação de Marcos Barbosa Pinto, ex-assessor do banco no Governo do PT.
Em uma carta enviada ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, Levy solicitou o seu desligamento e afirmou que a sua expectativa é que ele aceite. Ele ainda agradeceu a lealdade, dedicação e determinação de sua diretoria.
"Agradeço ao ministro o convite para servir ao país e desejo sucesso nas reformas", escreveu.
Há alguns dias, Bolsonaro declarou em entrevista à imprensa que estava insatisfeito com a escolha de Marcos Barbosa Pinto. Na ocasião, ele ainda afirmou que a cabeça de Levy estava "a prêmio".
Vale destacar que na última semana o presidente também demitiu o ministro-chefe da Secretaria Geral, General Santos Cruz, e o presidente dos Correios, General Juarez Cunha. No seu Twitter oficial, o filho de Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, ironizou a saida de Levy.
"A culpa não foi minha dessa vez, cambada de fdp?", escreveu.