TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Autor da regra para patinete pede o veto total da nova lei

O deputado Alexandre Knoploch (PSL) diz que sociedade não entendeu a proposta

Por Cláudio Rangel em 16/06/2019 às 11:18:08

Foto: Pixabay

O autor de um dos projetos aprovados pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que regulamenta o uso de patinetes nas ruas do Estado pediu ao governador que vete a lei. O deputado Alexandre Knoploch justifica o pedido diante da repercussão negativa da proposta.

As empresas operadoras de patinetes também reagiram à medida. Em nota conjunta, as empresas criticam a velocidade com que a proposta foi aprovada, sem qualquer audiência pública.

A Alerj aprovou restrições ao uso de patinetes pelas ruas do Rio de Janeiro. As exigências incluem a obrigatoriedade de seguro pessoal contra acidentes no valor de R$ 1700,00 e aprovação do condutor pelo Detran, por meio de testes para quem não possui CNH.

Outra lei aprovada pelos deputados prevê limite de velocidade e o uso de capacete. As leis terão que ser aprovadas pelo governador Wilson Witzel antes de entrarem em vigor. As empresas reclamam:

“Os projetos trazem restrições nunca antes vistas em outras cidades do mundo, dificultando a inserção de um modal acessível, não poluente e popular no Estado do Rio de Janeiro. Ainda que com boas intenções, em verdade o projeto termina por afastar novos usuários de micromobilidade e investimentos no país.

Em ofício ao governador, Knoploch alega que a “sociedade não compreendeu a iniciativa como oportuna” e pede o veto total da lei de sua autoria em parceria com o deputado Gustavo Schimidt (PSL).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.