Depois da abertura, o Morumbi recebe nesta segunda-feira (17), às 20h (de Brasília), uma partida da Copa América 2019 pela segunda vez. Atual bicampeão, o Chile terá pela frente o convidado Japão no grupo em que o Uruguai goleou (4 a 0) o Equador no último domingo.
Na equipe chilena, do técnico Reinaldo Rueda, a grande incerteza é a presença da estrela Alexis Sánchez. O atacante do Manchester United disputou somente 15 jogos no ano e ainda busca se livrar de um problema no joelho.
"Realmente, sobre Alexis, estamos conversando com ele. Conversei depois do treino. Uma coisa é o torneio, outra é o treino. Vamos ter de ver no jogo como as coisas vão saindo, entender o rival, se vai se poupar ou se expor um pouco mais. O departamento médico tem uma ideia, o jogador tem outra e eu vou ver qual é o melhor momento para usar o Alexis", disse o colombiano e ex-treinador do Flamengo. Com incômodo na coxa, Nicolás Castilho é outro a não ter a escalação confirmada.
Se "La Roja" vem ao Brasil almejando o tricampeonato consecutivo, os asiáticos visam 2020. Com a base do time abaixo dos 23 anos de idade, a Olimpíada de Tóquio é o objetivo da vez. Anunciado recentemente como reforço do Real Madrid, Takefusa Kubo, de 18 anos, fez questão de descartar, entretanto, o papel de coadjuvante dos japoneses. Ele avisa que os atuais vice-campeões continentais brigarão pela taça também em solo sul-americano.
"A Copa América tem mais de 100 anos, é o torneio de seleções mais antigo do mundo. É uma honra poder disputá-la, mas o Japão não vai se comportar como convidado, mas como um time que quer ganhar", destacou o meia-atacante.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO X CHILE
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Mario Diaz de Vivar (Paraguai)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Dario Gaona (ambos do Paraguai)
JAPÃO: Osako; Tomiyasu, Ueda e Itakura; Nakayama, Shibasaki, Sugioka, Iwata e Nakajima; Kubo e Okazaki - Técnico: Hajime Moriyasu
CHILE: Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal; Fuenzalida, Eduardo Vargas e Alexis Sánchez - Técnico: Reinaldo Rueda