Com o objetivo de facilitar os empresários e contadores para abertura e fechamento de empresas, representantes do governo municipal de São Gonçalo, região metropolitana do Rio, se reuniram nesta segunda-feira (17), com uma equipe da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), com o objetivo de implantar ferramenta para emissão de alvará online no município.
A partir de agora, os empresários poderão emitir o documento para empresas já registradas na Jucerja.
"A desburocratização ajuda no aumento da legalização do município e cria um ambiente facilitador para a criação de uma empresa. Será um grande avanço para nós, pois essa velocidade estimulará a regularização de negócios e incentivará os gonçalenses ao mundo empreendedor", declara o prefeito José Luiz Nanci.
Para o presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa, o objetivo da adesão ao Sistema de Registro Integrado é oferecer um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão com o serviço online.
O novo instrumento vai reduzir a burocracia e o tempo, com o sistema integrado, quando uma pessoa abrir a empresa na Junta Comercial, ela já terá o acesso diretamente na prefeitura, não tendo que dar entrada em outro pedido. Ao abrir a empresa, a abertura será encaminhada à prefeitura de forma automática.
"Com esse sistema integrado, a expectativa é uma melhora na arrecadação do município, uma vez que haverá a facilidade para a criação de empresas", afirma Eduardo Combat, secretário de Fazenda.