Um avião da Força Aérea russa pousou nesta segunda-feira no principal aeroporto da Venezuela, segundo uma testemunha da Reuters e um site que monitora movimentos de aviões, três meses depois de uma chegada semelhante ter provocado uma troca de acusações entre Washington e Moscou.
Dois aviões da Força Aérea russa desembarcaram na Venezuela em março com oficiais de defesa russos e cem soldados, o que levou os Estados Unidos a acusar a Rússia de uma "escalada imprudente" da situação no país sul-americano.
Segundo as testemunhas, o avião modelo Ilyushin 62 está registrado com a matrícula RA-86496. Esse número está registrado em um jato da Força Aérea Russa, de acordo com o site Flightradar24, e coincide com o número da cauda do avião que chegou em março.
Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou à Rússia que retirasse todas as tropas da Venezuela, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os aviões só levavam especialistas que estavam firmando contratos de venda de armas.
O Ministério da Informação da Venezuela e o Ministério da Defesa da Rússia não se pronunciaram até o momento.