TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

PM investiga envolvimento de policiais com a quadrilha de Guarabu

Ex-traficante foi morto em operação policial nesta quinta

Por Mario Hugo Monken em 27/06/2019 às 20:09:52

A Policia Militar informou na tarde desta quinta-feira (27l) que agentes da Corregedoria da corporação investigam denúncias sobre o suposto envolvimento de policiais militares com os criminosos ligados à quadrilha de Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu. 


Em nota, a corporação deu detalhes da operação de hoje que resultou na morte de Guarabu. A ação foi planejada e coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, iniciada no final da madrugada. Ela resultou num grande revés na estrutura do crime organizado instalado nas comunidades do Complexo do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Até o início da tarde, o saldo operacional computava seis criminosos mortos, entre os quais o chefe do tráfico na região, e apreensão de seis armas - um fuzil e cinco pistolas -, carregadores, granadas e drogas. 

Planejada com base em informações da área de inteligência da Polícia Militar, a operação do COE prosseguirá por tempo indeterminado, com ações de abordagens e vasculhamento nas comunidades Praia do Rosa, Dendê e Guarabu, na tentativa de localizar criminosos, armas e drogas. Participam da operação policiais militares de unidades subordinadas ao COE -  Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Grupamento Aeromóvel (GAM) e Batalhão de Ações com Cães (BAC). 

Por volta das 5h30m, numa das ruas da comunidade do Guarabu, cinco criminosos ocupando dois veículos tentaram romper o cerco de uma equipe do BPChq, disparando tiros em direção aos policiais, dando início a um confronto. Os cinco criminosos foram feridos e vieram a óbito. Em outra ação na mesma comunidade, um outro criminoso também foi ferido e veio a óbito, depois de entrar em confronto com outra equipe do BPChq.

Dos seis mortos, cinco estão identificados:

Fernando Gomes de Freitas, o “Fernandinho Guarabu”, apontado como chefe do tráfico de drogas da região, possuía uma extensa ficha criminal, com 14 mandados em aberto. O criminoso era foragido da Justiça desde 2003 e o Portal dos Procurados do Disque-Denúncia oferecia uma recompensa de R$30.000,00 por informações que levassem à sua captura.

Antônio Eugênio de Souza Freitas, o “Batoré”, foi preso pela primeira vez em 2004 e no momento estava foragido. “Batoré” vinha sendo apontado como um dos envolvidos na morte do Major Allan Luna, assassinado ano passado na Baixada Fluminense. Gilberto Coelho de Oliveira, o Gil do Dendê, era identificado como o segundo criminoso na sucessão da quadrilha chefiada por Fernandinho Guarabu. Tiago Farias Costa, o Logan, e Paulo Cezar da Costa, o Piu também faziam parte do cúpula da quadrilha. 

Um sexto criminoso, com o qual foi apreendida uma pistola, ainda não foi identificado.  

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.