TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Água no leite da Quatá: verdade ou fake news?

Um vídeo que circula na internet mostra algumas caixas do produto cheias de água

Por Jonas Feliciano em 29/06/2019 às 09:19:50

Imagem: Reprodução do Facebook

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma família abrindo caixas de leite da marca Quatá. Enquanto uma mulher faz a filmagem, nas imagens é possível observar que os recipientes estão cheios de água e não da bebida láctea. Das seis caixas abertas, apenas uma contém leite.

Apesar de ser possível duvidar da veracidade do fato, a situação realmente aconteceu. O Portal Eu,Rio! entrou em contato com a empresa de alimentos e, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), foi comprovado o problema com um lote do produto.

De acordo com a Quatá, isso aconteceu em março deste ano. Neste período, cerca de cinco a sete consumidores, contactaram o SAC e relataram a inconformidade. De imediato, a empresa retirou o lote de circulação para análise e ressarciu os consumidores que se sentiram prejudicados.

Sobre a cliente que postou o vídeo, ainda segundo a Quatá, ela não foi encontrada e nem realizou nenhum tipo de comunicação. Contudo, a empresa diz que tem se empenhado junto ao seu setor administrativo para descobrir a localização da compradora, além de confirmar se ainda existem outros produtos no mercado apresentando a mesma falha de fabricação.

Vale ressaltar que o Brasil é quinto maior produtor de leite no hanking mundial. No entanto, um dos grandes desafios do país é a produção de qualidade. Desde 2004, com a Instrução Normativa N°62, foram instituídos novos requisitos de qualidade para os diversos tipos de leite. Essa medida fez a indústria brasileira buscar o aperfeiçoamento da gestão e do uso da tecnologia em seus processos produtivos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o leite e os seus derivados lácteos estão entre os alimentos mais testados e avaliados, pois representam um importante alimento humano, além da sua natureza perecível. Por tal motivo e, diante dos fatos, o Portal Eu,Rio! entrou em contato com a EMBRAPA para saber mais sobre as medidas de fiscalização em relação ao produto. Contudo, até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.