Cabo Frio vai se tornar, durante uma semana, a capital do vôlei de praia do Brasil a partir da próxima segunda-feira, 1º de julho. Grandes nomes da modalidade estarão na cidade para a disputa de duas competições.
A primeira delas é a terceira etapa do Circuito Brasileiro sub-19, que vai até o dia 4 (quinta-feira). No mesmo dia, começa a segunda etapa do Circuito Challenger, que termina no domingo (7).
A estrutura da arena que receberá as partidas começa a ser montada nesta quarta-feira (26) na Praia do Forte, em frente à Praça das Águas, com a chegada do staff da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Sub19 terá campeões nacionais definidos em Cabo Frio
O ranqueamento do Circuito sub19 de vôlei de praia premia as seleções estaduais. Haverá disputas por duplas tanto no masculino, quanto no feminino e quem conquistar a melhor posição pontua para a classificação pela federação.
A etapa em Cabo Frio é a terceira e decisiva da categoria. A primeira etapa foi disputada em Fortaleza (CE), em fevereiro. A segunda aconteceu em Jaboatão dos Guararapes (PE), no início de junho.
A dupla formada por Agatha e Karol é a favorita ao título nacional. As sergipanas foram vice-campeãs em Fortaleza e campeãs em Pernambuco. No masculino, a disputa é mais acirrada, mas Nicolas/Patrick (PR), Gustavo/Gabriel (RJ), Lucas/João Pedro (RJ), Pablo/Thiego (PB) e Diego/Pablo (CE) são os que aparecem com mais chances.
Cada estado recebe a pontuação apenas da melhor dupla posicionada. No masculino, as federações do Paraná e da Paraíba lideram o ranking, com 340 pontos. O Rio de Janeiro tem 320 pontos e o Ceará, 300. No feminino, Sergipe lidera com 380 pontos. O Rio de Janeiro tem 340 e está na segunda posição, seguido por Paraíba (300 pontos), Rio Grande do Norte e Minas Gerais (empatados com 280 pontos).