No duelo samba x tango, deu Brasil no Mineirão. A seleção brasileira venceu a Argentina, nesta terça-feira (2), pelo placar de 2 a 0 e é a primeira finalista da Copa América 2019. O adversário sairá do confronto que será realizado amanhã (3) entre Chile e Peru. Gabriel Jesus abriu o placar no primeiro tempo, com linda jogada de Daniel Alves, destaque da partida. Firmino ampliou na etapa final com passe de Gabriel Jesus. O Brasil mereceu a vitória, porque foi superior. Mas a Argentina, eliminada, fez o seu melhor jogo na competição, com Messi jogando muito bem.
Daniel Alves foi brilhante na etapa inicial
No primeiro tempo de jogo, Daniel Alves foi o destaque da seleção brasileira. Foi ele quem iniciou a jogada que iria terminar em gol do Gabriel Jesus. Lateral deu lençol em Acuña, deixa Paredes para trás e toca para Firmino, que cruza na medida para Gabriel finalizar e abrir o placar. Aos 18 minutos já estava 1 a 0 para o Brasil.
Nesta etapa, os brasileiros só chutaram duas vezes a gol, contra cinco finalizações dos argentinos. Armani chegou a ficar batido com uma bola na trave, que volta para a área, mas Thiago Silva isola e afasta o perigo. Equipe de Tite teve mais posse, mas seleção de Scaloni sufocou nos minutos finais.
Com assistência de Gabriel, Firmino também marca
Desta vez a seleção alviceleste não foi somente Messi, mas ele ajudou bem os companheiros com sua genialidade. Chegou a botar bola na trave no início da etapa complementar. Entretanto a história do confronto não se resumiu ao meia como adversário. A Argentina foi um grande adversário, o time todo jogando bem.
Os anfitriões recuaram bastante no segundo tempo e os visitantes vieram para cima. A partida ficou ainda mais emocionante com Los Hermanos chegando mais ao ataque e quase sem sofrer contra-ataque. Mas aos 25 minutos, eles perderam a bola e Gabriel Jesus disparou, ganhando na velocidade de Otamandi. Dessa vez foi garçom e serviu Firmino, que ampliou para o Brasil.
Mesmo perdendo de 2 a 0, Argentina não desistiu em nenhum momento. Foram intensos o tempo todo, esgotando parte da equipe brasileira. Gabriel Jesus, aparentando problema muscular, não suportou e saiu, para entrada de Allan. Willian, que entrou no intervalo substituindo Everton, também queria sair, mas Tite já tinha feito as três substituições, com Miranda no lugar de Marquinhos.
No final ficou por isso mesmo. Torcida brasileira gritando olé, argentinos chorando e eliminados justamente quando fizeram sua melhor partida na competição. O Brasil está classificado e vai jogar a final, domingo, no Maracanã. O adversário, porém, somente será conhecido após o confronto desta quarta-feira entre Chile e Peru.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 ARGENTINA
Gol: Gabriel Jesus (18/1T) e Firmino (25/2T)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 2 de julho de 2019 (Terça-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Byron Moreno (Equador)
Cartão Amarelo: Tagliafico, Foyth, Agüero e Martinez (Argentina); Allan (Brasil)
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos (Miranda) e Alex Sandro; Arthur, Casemiro e Philippe Coutinho; Everton (William), Gabriel Jesus (Allan) e Roberto Firmino.
Técnico: Tite
ARGENTINA: Franco Armani, Juan Foyth, Germán Pezzella, Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico (Dybala); Rodrigo De Paul (Lo Celso), Leandro Paredes e Marcos Acuña (Di Maria); Lionel Messi, Lautaro Martínez e Sergio Agüero
Técnico: Lionel Scaloni