A mostra DE NIRO promove um debate, com tradução simultânea de libras, sobre a vida e a obra de Robert De Niro, entre o curador Paulo Santos Lima e o pesquisador e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Júnior, nesta quinta-feira, 4 de julho, às 19h, com entrada franca (as senhas serão distribuídas a partir de uma hora antes do início).
Na quinta e na sexta-feira desta semana, as pessoas que assistirem os filmes da mostra e o debate poderão ter a sorte de ganhar um exemplar do livro “Cabo do Medo”, de John D. Macdonald, editado pela Dark Side Books, que inspirou o filme de mesmo nome, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro. A promoção dos livros marca a última exibição deCabo do Medo na mostra, na sexta, 5 de junho, às 18h30.
A mostra “De Niro” leva para a tela do cinema do CCBB Rio de Janeiro, até 15 de julho, uma seleção incrível de 18 títulos estrelados por Robert De Niro. Um dos melhores, mais respeitados e admirados atores contemporâneos, De Niro trabalhou com os mais importantes diretores de sua geração, conquistou dois Oscar e inúmeros outros prêmios em 50 anos de carreira. A mostra acontece também no CCBB Brasília, onde estão sendo exibidos 12 longas-metragens, até 7 de julho. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.
Diante de uma filmografia extensa e bastante diversa, o curador Paulo Santos Lima fez um recorte que evidencia por que Robert De Niro é o mais significativo ator de sua geração. A seleção dos filmes procura mostrar a atuação de De Niro em diferentes estilos cinematográficos, num leque que vai de um filme de arte europeu como 1900 (1976), do italiano Bernardo Bertolucci, a uma obra-prima do típico cinema de gênero norte-americano, como Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, ou projetos como Touro Indomável (1980),de Martin Scorsese, que exigiu uma maior entrega física e lhe deu o Oscar de Melhor Ator. A mostra contempla também obras hollywoodianas de forte valor artístico, como O Poderoso Chefão – Parte 2 (1974), de Francis Ford Coppola, Oscar de Melhor Ator Coadjuvante; O Franco Atirador (1978), de Michael Cimino; Era Uma Vez na América(1984), de Sergio Leone; e Jackie Brown (1997), de Quentin Tarantino, sem deixar de lado exemplos que mostram um De Niro em excelência criativa em projetos esteticamente menos memoráveis, como o sensível drama Stanley & Iris (1989), de Martin Ritt. E, ainda, localizar historicamente o artista, seja nas experiências da contracultura, em Olá, Mamãe(1970), de Brian de Palma, ou numa comédia americana autoparódica dos anos 1990, caso de Máfia no Divã (1999), de Harold Ramis. A programação conta, também, com os dois longas dirigidos por De Niro, Desafio no Bronx(1993) e O Bom Pastor(2006).
“Assim como Greta Garbo foi o símbolo dos anos 1930 e Marlon Brando e James Dean, o da rebeldia dos anos 1950, Robert De Niro é a grande marca da renovação pela qual o cinema americano passou a partir da segunda metade anos 1960, na chamada Nova Hollywood. Formado nas renomadas escolas de atuação moderna de Stella Adler e do Actors Studio de Lee Strasberg, De Niro faria papéis que exigiriam uma performance mais física, marcada e de alta intensidade, e outros que pediam registros mais introspectivos. Além de camaleônico e enquadrando-se em diferentes projetos de cinema, seu grande diferencial foi o de trabalhar com a fina flor do cinema, seja com diretores como Martin Scorsese, Bernardo Bertolucci, Brian De Palma, Sergio Leone e Quentin Tarantino, seja com atrizes como Meryl Streep e Jane Fonda ou atores como Al Pacino e Samuel L. Jackson. Por decorrência, isso faz de Robert De Niro uma fatura estética nas mais importantes experiências cinematográficas dos últimos 50 anos”, comenta o curador Paulo Santos Lima.
PROGRAMAÇÃO – CCBB RIO DE JANEIRO – segunda e terceira semanas
04/07 – quinta
14h30 – “Máfia no Divã”. “Analyze This”. De Harold Ramis (EUA/Austrália, 1999). 103 min. 14 anos. Com Robert De Niro, Billy Crystal, Lisa Kudrow, Chazz Palminteri.
O mafioso Paul Vitti (Robert De Niro) é acometido repentinamente por ataques de ansiedade, graças a problemas do passado. Assim, decide consultar secretamente um psiquiatra, Ben Sobel (Billy Crystal). Mas, ele deseja estar curado em apenas duas semanas, quando acontecerá um grande reunião da Máfia.
16h45 – “Os Intocáveis”. “The Untouchables”. De Brian De Palma (EUA, 1987). 119 min. 14 anos. Com Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro, Andy Garcia.
Na Chicago dos anos 1930, o jovem agente federal Eliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado do gângster Al Capone (Robert De Niro). Ele recruta um pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens, entre eles um experiente policial, Jim Malone (Sean Connery).
19h – DEBATE sobre a obra de Robert De Niro com o curador Paulo Lima Santos e o crítico de cinema e pesquisador Luiz Carlos Oliveira Júnior. Tradução para LIBRAS. Entrada franca.
05/07 – sexta
16h – “Stanley & Iris”. De Martin Ritt (EUA, 1990). 104 min. 12 anos. Com Jane Fonda, Robert De Niro, Martha Plimpton, Feodor Chaliapin Jr.
Stanley Cox (De Niro) é um tímido empregado analfabeto que faz de tudo para esconder sua falta de conhecimento. Iris King (Jane Fonda) perdeu o marido há pouco tempo e trabalha numa fábrica para cuidar de seus dois filhos. Juntos, um ajudará o outro a superar seus medos e dificuldades.
18h30 - “Cabo do Medo”. “Cape Fear”. DeMartin Scorsese (EUA, 1991). 128 min.16 anos. Com Robert De Niro, Nick Nolte, Jessica Lane, Juliette Lewis.
Max Cady (Robert De Niro) sai da cadeia após cumprir anos de pena por estupro. Ele descobre, ainda preso, que seu advogado, Sam Bowden (Nick Nolte), omitiu informações que teriam atenuado ou mudado o veredito, e por isso pretende se vingar.
06/07 – sábado
15h “Mera Coincidência”. “Wag the Dog”. DeBarry Levinson (EUA, 1997). 97 min. 14 anos. Com Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche, Dennis Leary.
O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), a poucos dias da eleição, se vê envolvido em um escândalo quando molesta uma jovem. Ele recorre a um especialista em salvar políticos, Conrad Bean (Robert De Niro), que contrata um renomado produtor de Hollywood, Stanley Motss (Dustin Hoffman). A ideia é veicular em TV uma falsa guerra contra a Albânia, o que permitirá que o presidente recupere a sua imagem como herói da nação.
17h – “O Franco Atirador”. “The Deer Hunter”. De Michael Cimino (EUA, 1978). 183 min. 18 anos. Com Robert De Niro, Christopher Walken, Meryl Streep, John Savage.
Operários de fábrica numa pequena cidade na Pensilvânia, os amigos Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) alistam-se nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. Eles se despedem da família e dos amigos na festa de casamento de Steven e partem para a batalha. Infernal, a experiência separa os amigos e será um trauma na vida de todos, um deles desaparecendo no Vietnã e os outros dois retornando psicologicamente devastados aos EUA. Oscar de Melhor Filme e de Melhor Direção.
07/07 – domingo
14h - “Máfia no Divã”. “Analyze This”. De Harold Ramis (EUA/Austrália, 1999). 103 min. 14 anos. . Com Robert De Niro, Billy Crystal, Lisa Kudrow, Chazz Palminteri.
O mafioso Paul Vitti (Robert De Niro) é acometido repentinamente por ataques de ansiedade, graças a problemas do passado. Assim, decide consultar secretamente um psiquiatra, Ben Sobel (Billy Crystal). Mas, ele deseja estar curado em apenas duas semanas, quando acontecerá um grande reunião da Máfia.
16h - “Stanley & Iris”. De Martin Ritt (EUA, 1990). 104 min. 12 anos.
18h – “Jackie Brown”. De Quentin Tarantino (EUA, (1997). 154 min. 14 anos. Com Pam Grier, Robert Forster, Samuel L. Jackson, Robert De Niro.
Jackie Brown (Pam Grier) é uma comissária de bordo que contrabandeia dinheiro do México para os Estados Unidos, a mando de Ordell Robbie (Samuel L. Jackson), um traficante de armas. Dois policiais oferecem um acordo para que Jackie entregue o bandido, o que lhe dá a ideia de ficar com o dinheiro e escapar de todos.
08/07 – segunda
14h – “Touro Indomável”. “Raging Bull”. De Martin Scorsese (EUA, 1980). 129 min.16 anos. Com Robert De Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci, Frank Vincent.
Baseado na vida do peso-médio Jake La Motta. Conhecido como "o touro do Bronx", Jake (De Niro) sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo, que afeta a esposa, Vickie (Cathy Moriarty), e seu irmão Joey (Joe Pesci). Oscar de Melhor Ator para De Niro.
17h – “O Poderoso Chefão 2”. “The Godfather: Part II”. De Francis Ford Coppola (EUA, 1974). 202 min. 14 anos. Com Al Pacino, Robert De Niro, Robert Duvall, Diane Keaton.
Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) e manter sua esposa e filhos. O poder de Vito vai crescendo, mas sua família é o que mais lhe importa. Nos anos 1950, com o patriarca morto, é o caçula Michael (Al Pacino) quem mantém o legado da família Corleone.
10/07 – quarta
13h - “1900”. “Novecento”. De Bernardo Bertolucci. (Itália/França/Alemanha,1976). 317 min. 18 anos. Com Robert De Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda, Francesca Bertini.
Alfredo (De Niro) e Olmo (Gérard Depardieu) são dois amigos de infância que, por conta de suas origens sociais diferentes, tornam-se inimigos quando adultos, no conturbado cenário político da Itália do início do século 20, que pôs em confronto as lutas trabalhistas e o fascismo. Versão integral do filme, conforme o pretendido pelo diretor.
19h - “Machete”. De Robert Rodriguez e Ethan Maniquis(EUA, 2010). 105 min. 18 anos. Com Danny Trejo, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Robert De Niro.
Machete (Danny Trejo) é um ex-agente federal que agora é imigrante ilegal nos EUA, após ter sua família assassinada por um poderoso narcotraficante no México. Ele é contratado para assassinar um senador do Texas (Robert De Niro) cujo programa de governo é segregar mexicanos e construir um muro na fronteira. A missão, contudo, é uma armadilha, mas agora Machete quer vingança e mobilizará o povo mexicano.
11/07 – quinta
15h - “Jackie Brown”. De Quentin Tarantino (EUA, (1997). 154 min. 14 anos.
18h - “Fogo contra Fogo”. “Heat”. De Michael Mann (EUA,1995). 170 min. 14 anos.Com Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight.
Vincent Hanna (Al Pacino) é um obstinado policial que coloca o trabalho acima de tudo. Neil McCauley (Robert De Niro) é um fora-da-lei igualmente profissional que pretende fazer seu último grande roubo a fim de se aposentar. Sendo os melhores no que fazem, ocorre logo uma mútua identificação entre esses dois homens solitários. Na caçada, Vincent verá seu casamento ruir ao passo que Neil começará um forte romance.
12/07 – sexta
14h30 - O Franco Atirador. “The Deer Hunter”. De Michael Cimino (EUA, 1978). 183 min. 18 anos.
18h30 - “Desafio no Bronx”. “A Bronx Tale”. De Robert De Niro (EUA, 1993). 121min. 16 anos. Com Robert De Niro, Chazz Palminteri, Lillo Brancato, Francis Capra.
Lorenzo (De Niro) é um motorista de ônibus corretíssimo que assiste, preocupado, à amizade entre seu filho, Calogero (Francis Capra, aos 9 anos, e Lillo Brancato, aos 17) e o gângster do bairro, Sonny (Chazz Palminteri), num laço que vai ganhando mais força com o passar do tempo.
13/07 – sábado
14h30 - “Os Intocáveis”. “The Untouchables”. De Brian De Palma (EUA, 1987). 119 min. 14 anos.
17h - “Era Uma Vez na América”. “Once Upon a Time in America”. De Sergio Leone (EUA/Itália, 1984). 229 min. 18 anos. Com Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Tuesday Weld.
Na década de 1920, Noodles (Robert De Niro), Max (James Woods), Cockeye (William Forsythe) e Jimmy (Treat Williams) crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, em Nova York. Seus feitos vão tomando vulto ao passo que incomodam os violentos rivais. Essas passagens serão relembradas por um já idoso Noodles, que retorna ao bairro para desvendar um enigma.
14/07 – domingo
14h - “O Poderoso Chefão 2”. “The Godfather: Part II”. De Francis Ford Coppola (EUA, 1974). 202 min. 14 anos.
18h - “Touro Indomável”. “Raging Bull”. De Martin Scorsese (EUA, 1980). 129 min.16 anos.
15/07 – segunda
15h30 - “O Bom Pastor”. “The Good Shepherd”.De Robert De Niro (EUA, 2006). 167min. 14 anos. . Com Matt Damon, Angelina Jolie, Alec Baldwin, Robert De Niro.
Baseado na história de James Jesus Angleton, um dos primeiros chefes da CIA, o filme acompanha Edward Wilson (Matt Damon), sempre discreto e compromissado com a honra. Sua mente afiada e sua crença nos valores americanos o tornam um ideal candidato para o que seria a futura agência de espionagem norte-americana. Mas seu talento não faz dele um marido exemplar e também não o livra de lidar com a tensão política da Guerra Fria, nos anos 1960.
19h - “A Família Flynn”. “Being Flynn”. De Paul Weitz (EUA, 2012). 102 min. 16 anos. Com Robert De Niro, Paul Dano, Julianne Moore, Olivia Thirlby.
Nick (Paul Dano) é um aspirante a escritor que passa por uma situação instável, inclusive psicologicamente. Ele lida com um passado que conta com ausência paterna e morte de sua mãe. Não só ressentido, Nick também rejeita semelhanças com o pai, Jonathan (Robert De Niro), que também é escritor e, irreverente e mordaz, jura ter concluído uma obra-prima da literatura. Após anos, o pai reaparece, sem teto e mendigando. A relação entre os dois, irredutíveis, não será fácil.