Milhares de pessoas foram retiradas de um distrito de Frankfurt, na Alemanha, neste domingo (07), para a desativação de uma bomba de meia tonelada da Segunda Guerra. A Sede do Banco Central Europeu foi fechada.
Autoridades municipais ordenaram que cerca de 16.500 pessoas deixassem suas casas no distrito de Ostend, no oeste de Frankfurt, antes do início da desativação do artefato. No sábado (06), uma megaoperação foi realizada para a remoção de idosos de três casas de repouso.
A bomba de 500kg seria de fabricação americana e foi encontrada durante os trabalhos para a construção de um estacionamento. Mais de 70 anos após o fim da guerra, bombas ainda são encontradas com frequência na Alemanha. O trabalho para removê-las exige precaução, e a evacuação de moradores da área de risco é comum.
A operação de desativação acabou no meio da tarde (fim da manhã, no Brasil), aproximadamente duas horas após a polícia verificar que mais ninguém estava na área. O domingo foi escolhido como o dia ideal para a operação para minimizar os impactos na rotina de Frankfurt, centro financeiro da Alemanha.