Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Rock na veia

Dia Mundial do Rock: 13 bandas fluminenses que você precisa conhecer

Estilo musical é cultuado por milhões de pessoas no mundo


Painside é uma das bandas de destaque no cenário underground, inclusive fora do país (Divulgação)

Nesta sexta-feira, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock, data celebrada principalmente aqui no Brasil desde 1985, quando nessa mesma data aconteceu o festival Live Aid simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, em prol do combate a fome na Etiópia. Phill Collins, que tocou nas duas cidades, declarou que gostaria que aquele dia fosse o dia do rock.

Transmitida por diversas rádios brasileiras, a data acabou pegando aqui no pais onde o estilo musical já teve seus dias de glória midiática justamente nos anos 80. Hoje em dia, mais de 30 anos depois, muitas bandas e artistas lutam por espaço divulgando seu trabalho pelas redes sociais.

O portal Eu, Rio! reuniu 13 deles que fazem a cena aqui no estado do Rio e que vale a pena você conhecer.

Amplifica -Essa banda de São Gonçalo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro começou a despontar no cenário underground da cidade há quase dois anos com suas melodias coesas e suas letras introspectivas que levam o ouvinte a refletir e não só curtir o som. A prova disso é o seu EP "Verdades" disponível no Youtube.

Formação atual: Hellen Assis (vocal), Bruno Morpheo (guitarra), Victor Matos (guitarra), Daniel Machado (baixo) e Maicon Snake (bateria).


Diabo Verde -Depois de estrear com o pé direito com "Sincericídio" (2012), a banda de rock carioca Diabo Verde apresentou em 2016 "Veni, vidi, vici" (Mata Leão Discos), bebendo novamente no punk e hardcore noventista e com as letras que fazem críticas tanto a sociedade atual quanto a reflexões do próprio individuo, passando sempre mensagens positivas.

Formação atual: Paulinho Coruja (Vocal e Guitarra), Bruno Baiano (Bateria), Fábio Magoo (Baixo), Maarcus Iahn (Guitarra) e Fellipe Madureira (Guitarra).

Enfadophones -Surgida em 2014 em Niterói, esse quarteto lançou somente no ano passado o seu primeiro álbum de estúdio intitulado "Cabeça Boa", ele tem uma sonoridade influenciada claramente num misto de grunge e blues, mas flertadas na MPB com letras de enredos intrigantes e que fazem o ouvinte refletir.

Formação atual: Renato Sansil (vocal), Bruno Rigoni (guitarra), Matheus Brügger (baixo) e Vinny Soares (bateria).


Helton Alves- Este artista solo de São Gonçalo, já foi vocalista da banda Novos Boêmios e é o Cazuza do Bloco Exagerado, uma mistura interessante do rock do poeta com marchinhas de carnaval. Em carreira solo desde o ano passado, ele tem especializado em faixas com pegada mais acústica, com o mesmo talento de sempre. É um dos criadores e participantes do projeto "Acústico Autoral".


Marcelo Pinguim- Desde 2000 no cenário, esse outro artista solo de São Gonçalo já tocou em diversas bandas de rock como guitarrista e vocal de apoio, até que em 2015 ele resolveu mostrar sua voz e depois de se formar a banda Triplex, segue esse ano em carreira solo onde com voz e violão apresenta composições próprias ou do poeta Rafael Massoto, além de clássicos do rock n" roll.


Menores Atos- O Menores Atos vai lançar seu segundo álbum "Lapso", sucessor do elogiado "Animalia" (2014). Os shows do grupo são conhecidos por sua intensidade que, ao lado dos refrões marcantes, ajudaram a colocar o trio carioca entre os grupos mais cultuados do cenário underground.

Formação atual: Cyro Sampaio (vocal e guitarra), Celso Lehnemann (baixo) e Ricardo Mello (voz e bateria).


Lyria-Com lançamento do seu primeiro álbum "Catharsis", lançado em 2014 por meio de financiamento coletivo, a banda desde então tem chamado a atenção, principalmente na Europa e nos Estados Unidos com um som galgado no heavy metal sinfônico alternativo com influências de nomes como Nightwish. Eles lançaram em abril desse ano o seu segundo trabalho intitulado "Immersion".

Formação atual: Aline Happ (vocal), Rod Wolf (guitarra), Thiago Zig (baixo) e Thiago Mateu (bateria).


Nove Zero Nove- Oriunda do famoso bairro boêmio carioca da Lapa. Aliás, o nome da banda nada mais é do que o número do apartamento do vocalista. Na ativa desde 2009, eles tem uma boa base de fãs que se identificam com suas letras, que traduzem desde a agonia da solidão, até a indignação sócio politica do país.

Formação atual: Maurício Kyann (vocal), Paulo Pestana (guitarra), Pedro Arruda (guitarra), Eliza Schinner (baixo) e Rafael Cabral (bateria)


Overdrive Saravá -A banda niteroiense Overdrive Saravá pode ser considerada uma banda de rock que tem em seu DNA um pouco de Brasil e suas regionalidades, ritmos como o baião, o forró e até o funk se mesclam ao peso das guitarras fazendo uma combinação interessante. Seu álbum de estreia foi lançado em 2016 e até hoje impressiona pela visceralidade das suas letras.

Formação atual: Gregory Combat (vocal e percussão), Lucas Botti (guitarra) e Thiago Henud (guitarra), Matheus Freire (baixo) e Renan Carriço (bateria).


Painside- Essa banda carioca de heavy metal tradicional está há anos na estrada e agora em 2018, após algumas mudanças de formação e um hiato de quatro anos está de volta. Eles vem chutando a porta com o novo single "The Darkest Part of Me".

Formação atual: Guilherme Sevens Azevedo (vocal), Carlos Saione (guitarra), Leandro Carvalho (guitarra), Thiago Velásquez (baixo) e Phill Drigues (bateria).


Seu Miranda -Essa banda de "hardcore boladão" como eles mesmos se definem é oriunda de Niterói, já migrou para São Paulo e voltou para sua terra natal onde há alguns anos esquenta a cena da cidade com uma sonoridade inspirada em bandas dos anos 90 como Raimundos.

Formação atual: Alexandre Souto (vocal), Breno (guitarra), Phael (baixo) e Léo Dias (bateria).


Sujeitos Compostos -Com uma sonoridade que remete bastante a grupos paulistas dos anos 80 como Ira!, essa banda é carioca e surgiu em 2003 no cenário. Após idas e vindas eles lançaram em 2018 o clipe de "40 Graus a Sombra", lançada originalmente como single em 2016.

Formação atual: Paulo Schwinn (vocal e guitarra), Cristiano Pereira (guitarra), Luiz Antônio Soares (baixo e vocal) e Bruno Farias (bateria).


Velho Oliveira -Fechando a lista, não poderia ficar de fora esse verdadeiro paladino do rock alternativo leste fluminense. Influenciado por figuras únicas como Raul Seixas e Belchior, herdando deles seu senso crítico apurado, Velho lançou em dezembro de 2016 seu primeiro EP independente intitulado "Seu conjunto vai fazer sucesso" com 6 faixas. Ele já está finalizando o próximo EP chamado "O Cantador de Calçada" que tem previsão de lançamento ainda no segundo semestre de 2018.


Se depois de ouvir essa galera você ainda achar que o rock está morto, você provavelmente precisa rever seus conceitos

Amplifica Diabo Verde Endaphones Helton Alves Marcelo Pinguim Menores Atos Lyria Nove Zero Nove Overdrive Saravá Painside Seu Miranda Sujeitos Compostos Velho Oliveira

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!