Segundo estudos realizados pelo Centro de manejo de dor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi comprovado que há uma relação direta entre variações de pressão e temperatura com a frequência e a intensidade de dores crônicas. O dr. Antonio Polaco, é ortopedista renomado com mais de 10 anos de carreira, e explica bem sobre esta situação, onde milhões de brasileiros sofrem com este problema. "Mais uma das sabedorias antigas foi confirmada cientificamente: existe realmente uma relação entre as dores nas articulações e o inverno".
Quando se fala sobre tecidos musculares, que são fibras que possuem a capacidade de contrair e alongar, denominamos que é uma parte do corpo que atua com diversos tipos de movimentos, ou seja, a necessidade dessa ação é muito importante e impossível de não usá-la. Muitos tem dificuldade em se movimentar depois de um longo período parado, por causa do frio, e Dr. Polaco, como gosta de ser chamado, explica o porquê dessas dores na qual afeta tantas pessoas: " (...) sabe-se que os tecidos musculares se contraem em resposta ao estímulo do sistema nervoso para que o nosso organismo consiga se “defender” do frio. Os vasos também se contraem, levando menos sangue às extremidades do corpo, o que acarreta uma diminuição do fluxo sanguíneo nas articulações e, por consequência, a manifestação da dor".
Com certeza você já ouviu alguém reclamar daquelas dores no joelho por causa do frio, será que isso realmente tem haver? Sim! A mudança do clima pode ser a principal causa das dores nas articulações, além de está relacionada com a pressão atmosférica. Em detalhes, Dr. Polaco resume esta situação de forma que podemos entender: " (...) em condições normais faz com que seu corpo seja pressionado de dentro para fora, evitando assim que as células causadoras de inflamações nas articulações possam se espalhar com mais facilidade".
As dores se tornam mais aparentes por causa da baixa temperatura e umidade, gerando uma tensão muscular que pode se traduzir em mais dor, explica Dr. Antonio: " Sempre que existe uma mudança de temperatura, ela também é seguida por uma alteração de pressão na atmosfera, que consequentemente permite que as inflamações tenham mais liberdade de agir sua musculatura e juntas".
Dr. Polaco tem especialidade em medicina esportiva, por isso cita sobre os cuidados no esporte, como por exemplo, antes da prática de exercícios físicos é recomendável que seja feito um aquecimento bem caprichado e prolongado, o movimento feito corretamente contrai a musculatura promovendo calor e assim a temperatura do corpo aumenta, e então ele termina: " Se você pratica esportes é especialmente importante fazer um aquecimento mais demorado e completo quando está frio e o uso de compressas quentes, evitando também possíveis lesões musculares, que também são afetados pela temperatura."
Por isso, mantenha sempre em movimento e não deixe que seu corpo fique totalmente parado, você que trabalha sentado, levante-se de 15 em 15 minutos para que seu corpo fique o máximo possível aquecido, é uma estratégia para lidar melhor com as mudanças do tempo nesse inverno.