Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vitrine internacional

A imprensa internacional fala sobre os problemas do Rio de Janeiro

O jornal francês Le Monde e o inglês The Guardian publicam matérias sobre Marcelo Crivella e as milícias


Jornais internacionais comentaram sobre os acontecimentos ruins do Rio de Janeiro. (Divulgação)

Os problemas que o Rio de Janeiro está enfrentando na segurança e na política estão repercutindo na imprensa internacional. O jornal francês Le Monde e o inglês The Guardian comentaram sobre os acontecimentos ruins do Rio de Janeiro nos últimos tempos. A correspondente, em São Paulo, do Le Monde, Claire Gatinois, disse que membros do PSOL, do Rio de Janeiro, apresentaram uma queixa a um promotor público contra o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, com um pedido de impeachment.

Segundo a publicação do Le Monde, Crivella é acusado de ter feito da Câmara Municipal um templo. Marcelo Crivella teria feito, na quarta-feira, 4 de julho, o " café da comunhão", uma reunião secreta. Na ocasião, prometeu a 200 pastores evangélicos facilitar operações de catarata, cuidados com varizes e vasectomias. Procedimentos que a população leva meses a espera nos hospitais do Rio.

Segundo o Le monde, Crivella continua assegurando aos líderes evangélicos que irá ajudá-los com isenção de imposto de propriedade e, também, promete tirar proveito para renovar e desenvolver as igrejas.

Em 2007, o Le Monde publicou uma matéria com o título "A festa acabou", falando sobre os cortes que Crivella fez no Carnaval do Rio de Janeiro. A correspondente Claire Gatinois começa a matéria lembrando que depois das Olímpiadas, o Rio estava mergulhado em dívidas devido a grandes obras erguidas sob suspeita de corrupção.

Já o jornal The Guardian publicou, na quinta-feira, dia 12 de julho, que grupos paramilitares, implicados no assassinato da vereadora Marielle Franco, tomaram o controle, no município de Seropédica, expulsando traficantes. Os que se recusaram a sair do local foram mortos.

Segundo informações do correspondente britânico Dom Phillips, os milicianos não fazem controle como os traficantes, mas assassinam quem desobedece.

O jornal citou, ainda, que a milícia é suspeita de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O título dado a matéria do The Guardian foi   "Mal menor": como as milícias do Brasil exercem terror para tomar o poder das gangues".

A publicação cita que milicianos são policiais que ainda estão na ativa ou não e bombeiros, que tomam o controle dos subúrbios e impõem impostos no comércio local.

O jornal publicou sobre o inquérito de 2008 de Marcelo Freixo, que acusou 225 pessoas, incluindo vereadores, policiais, bombeiros.

O jornal mostrou que, segundo uma fonte policial, o controle das milícias sobre propaganda eleitoral, em seus territórios, os ajudou a construir fortes laços com alguns políticos locais. Ele disse que pelo menos três dos vereadores do Rio de Janeiro teriam laços estreitos com os grupos. A matéria cita uma fala do deputado Marcelo Freixo sobre as milícias: " Eles são o único grupo criminoso, no Rio, que transforma a dominação territorial no poder político"

Segundo a declaração do promotor de justiça Fábio Corrêa, o The Guardian publicou que algumas milícias permitem o tráfico de drogas em seu território ou até fizeram acordos com as gangues de drogas. Para ele, é cada vez mais difícil distinguir as organizações criminosas.

Segundo o jornal, um residente de Seropédica disse: " Tirando as coisas ruins que as milícias fazem - a maneira como matam pessoas, sua crueldade - em geral, eu acho que elas são uma boa coisa".

O jornal cita que, segundo policiais e promotores, sob diferentes líderes, uma versão da Liga da Justiça é o grupo mais poderoso entre as milícias. Eles acreditam que os milicianos expandiram suas redes de contatos para as cidades da Baixada, incluindo Seropédica.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro rejeita impeachment contra Marcelo Crivella

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) consegue derrubar os dois pedidos de abertura de impeachment contra ele, na quinta-feira (12), por 29 votos a 16.

 

A imprensa internacional problemas do Rio de Janeiro jornal francês Le Monde inglês The Guardian Marcelo Crivella as milícias Rio de Janeiro imprensa internacional Le Monde The Guardian Claire Gatinois pedido de impeachment de Crivella Crivella é acusado de ter feito da Câmara Municip

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!