Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Debate democrático

ABHR promove simpósio sobre laicidade, educação, religiosidade e direitos humanos

A programação ainda conta com diversas palestras, além de sessões de cinema e oficinas temáticas


Imagem: Stela Guedes Caputo

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de julho vai acontecer o 3° Simpósio da Associação Brasileira da História das Religiões (ABHR - Sudeste). Neste ano, o encontro será na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e vai ter como tema "Laicidade e Plurarismo: Educação, Religiosidade e Direitos Humanos". Até o momento, 20 grupos de trabalho estão inscritos para discutir os assuntos relacionados ao objetivo central com teses, pôsteres e tcc's.

A programação ainda conta com diversas palestras, além de sessões de cinema e oficinas temáticas. Confira no quadro a seguir o cronograma completo do simpósio:

Imagem.: Divulgação

Imagem: Divulgação

A Professora Doutora Bruna Marques Cabral (UFRRJ) é a organizadora do simpósio e também professora da rede municipal de São João de Meriti e da rede estadual do Rio de Janeiro. Ela contou sobre as expectativas para a nova edição do encontro.

"A ideia do evento é rompermos os muros da academia e recebermos um público plural, e não somente pessoas do meio acadêmico. Além disso, iremos reunir professores, pesquisadores e personalidades atuantes nos cenários religiosos, políticos e sociais, com intuito de qualificarmos os debates inerentes aos temas e fazer com que tais falas cheguem ao grande público para combatermos o obscurantismo. Um dos pontos fortes da ABHR é dar voz aqueles que efetivamente sofrem ou tem suas vozes cerceadas no dia a dia e vêem a laicidade sendo desrespeitada ou até mesmo ignorada não só como fruto da falta de conhecimento, mas também como um projeto político-partidário", destacou Bruna.

Vale lembrar que a sede do simpósio é na UERJ, no bairro do Maracanã, na Zona Norte carioca. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!