A Guarda Municipal do Rio inaugurou, na manhã desta quarta (17), o patrulhamento realizado com bicicletas na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.
A inauguração do serviço contou com a participação do secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, da comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, da primeira-dama Silvia Jane, do diretor de relações institucionais do Trem do Corcovado, Sávio Neves, do diretor de relacionamento da Riotur, Maurício Werner, e dos guardas municipais que atuarão com as bicicletas.
O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, participou da inauguração do novo serviço e falou da importância das bicicletas no trabalho dos guardas no parque.
"Esse tipo de patrulhamento é mais um passo importante que estamos dando para a segurança pública, apesar das dificuldades que encontramos, e esperamos ampliar para outras áreas da cidade. Tenho certeza que vamos avançar ainda mais com essa modalidade de patrulhamento que dever ser cada vez mais incentivada", disse o secretário.
Foto: ASCOM/GM-RIO
A área de 155 mil metros quadrados do parque já possui o patrulhamento a pé, com viaturas e carrinho elétrico e agora contará com o reforço de cinco bicicletas que auxiliarão na segurança do local.
A comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, ressaltou durante a cerimônia a importância desse novo recurso para a Quinta da Boa Vista.
"É uma alegria muito grande estar hoje aqui neste lugar que é uma joia da nossa cidade. Além de ter sido palco de uma parte importante da história do Brasil, o parque recebe muitos visitantes diariamente. São pessoas que durante a semana passam para ir ao trabalho ou praticar atividades físicas e, nos finais de semana, são crianças e adultos que usam o espaço para um piquenique ou visitar o zoológico. Assim como a população, a Guarda Municipal tem um carinho especial pelo parque e, com as bicicletas, nossos agentes terão mais mobilidade no patrulhamento", relata a comandante da GM-Rio, Tatiana Mendes.
A Guarda Municipal possui atualmente 45 bicicletas e, com a capacitação de 12 agentes no curso de patrulhamento com bicicletas, a Quinta da Boa Vista, o Boulevard Olímpico, na região do Porto Maravilha, o Parque Madureira, o Parque Natural Municipal Marapendi, a Ilha de Paquetá, a Ilha do Governador e a Zona Sul terão o patrulhamento reforçado.