TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Alerta de epidemia de Sarampo assusta cariocas

Férias escolares motivam preocupação da SES

Por Victória Telhado em 27/07/2019 às 11:06:39

A Secretaria Estadual de Saúde distribuiu um alerta sobre o sarampo aos hospitais da rede pública. O alarde aos profissionais de Saúde visa preparar a rede para atender casos suspeitos da doença. As férias escolares, em que o Estado recebe viajantes do país e do exterior, motiva essa atenção especial.

As autoridades sanitárias negam a existência de um surto na capital fluminense. Os três casos comprovados na cidade resultaram de contato com o vírus em outras regiões.

“Os riscos de uma epidemia de sarampo no Rio de Janeiro existem e ele são altos, no inverno com o tempo mais frio, o confinamento e o isolamento, fechamento de janelas nos ambientes, como ônibus e vans pode aumentar o número de contágios”, disse o infectologista Edmilson Migowski. O mesmo explicou que a melhor maneira de evitar que os casos ocorram no Rio seria aumentando a vacinação.

 Alguns sintomas são: inicialmente uma febre alta, tosse seca e persistente, no quarto ou quinto dia febril dia já pode haver manchas vermelhas pelo corpo, conjuntivite, pode se agravar com pneumonia. A falta de vitamina A faz uma baixa imunidade do paciente e também causa diarreia, que no pior dos casos pode levar a uma úlcera de córnea.

A vacina da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) já está disponível em 232 unidades de Atenção Primária da rede municipal de saúde do Rio, com seus calendários para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. A série histórica da cobertura vacinal na cidade pode ser consultada aqui

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.