A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hofmann convocou a população, para participarem de um ato unificado em defesa do SUS, no dia (05), às 17h, no Museu da República, em Brasília. O ato denominado Saúde, Democracia e Direitos Sociais faz parte da programação da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que segundo a organização, tem estimativa de reunir em torno de 5 mil pessoas, entre os dias 4 a 7 de agosto, no Distrito Federal.
“O SUS é um instrumento importante para a população brasileira, por isso ele precisa ser defendido. Nesta pauta, vamos defender maior financiamento para o SUS e o fim do congelamento nos gastos em saúde”, explica Gleisi Hoffmann.
A Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)
A 16ª Conferência Nacional de Saúde é Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde e tem como tema central “Democracia e Saúde”. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.
A proposta temática da conferência é um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada um marco na história das conferências e para a saúde pública no Brasil, sendo a primeira conferência de saúde aberta à sociedade.
O evento reunirá representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.