Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Águia anuncia seu tema

Portela lança semana que vem sinopse do enredo do Carnaval de 2020

Em evento na quadra da escola na próxima quarta-feira 'Guajupiá, Terra Sem Males' será apresentado ao público


A diretoria da Portela anunciou que vai realizar na próxima quarta-feira (7), às 19h, na quadra da Portelinha, na Estrada do Portela, 446, no bairro Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, a entrega da sinopse do enredo “Guajupiá, Terra Sem Males”, do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage. Na ocasião, eles farão a leitura do texto e uma explanação sobre o tema aos compositores da Ala Ary do Cavaco. O enredo foi anunciado na semana passada.

O evento é aberto ao público e a entrada será franca. A quadra história da Portelinha fica em frente à Praça Paulo da Portela. Em 2020, a Águia de Madureira, como a agremiação é conhecida, vai ser a sétima a desfilar na Avenida Marquês de Sapucaí, no Domingo de Carnaval.

O enredo conta a história dos índios que habitavam o Rio de Janeiro bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. A Portela vai retratar a vida social, cultural, religiosa e política dos primeiros “kariókas”. Os carnavalescos querem propor uma reflexão sobre as transformações e consequências geradas pelas guerras que culminaram com o desaparecimento dos povos nativos.

Outros enredos apresentados – Outras escolas do Grupo Especial já anunciaram seus enredos para o Carnaval de 2020. A Unidos do Viradouro, atual vice-campeã, apresentará o enredo “Viradouro de Alma Lavada”; a campeã Estação Primeira de Mangueira,  vai apresentar  “A verdade vos fará livres”, sobre uma possível volta de Jesus Cristo. O Salgueiro, o “Rei Negro do Picadeiro”, sobre os 150 anos de Benjamim  de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. A Mocidade Independente de Padre Miguel, a cantora Elza Soares; A Paraíso do Tuitui fará um enredo sobre o rei português Dom Sebastião e o santo de mesmo nome. A União da Ilha, sobre a sorte; A São Clemente, o “Conto do vigário”, a Unidos de Vila Isabel, Brasília; a Unidos da Tijuca, sobre arquitetura; Beija-Flor, “Se essa rua fosse minha” e a Acadêmicos do Grande Rio, “Tata Londirá, o canto do cabloco no quilombo de Caxias”.

Somente a Estácio d e Sá, que venceu este ano o Grupo de Acesso A, retornando ao Especial em 2020, não apresentou enredo ainda. Este será desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães. 

Portela Sinopse Carnaval 2020 Carnaval Enredo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!