TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Portela lança semana que vem sinopse do enredo do Carnaval de 2020

Em evento na quadra da escola na próxima quarta-feira 'Guajupiá, Terra Sem Males' será apresentado ao público

Por Anderson Madeira em 01/08/2019 às 17:47:50

A diretoria da Portela anunciou que vai realizar na próxima quarta-feira (7), às 19h, na quadra da Portelinha, na Estrada do Portela, 446, no bairro Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, a entrega da sinopse do enredo “Guajupiá, Terra Sem Males”, do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage. Na ocasião, eles farão a leitura do texto e uma explanação sobre o tema aos compositores da Ala Ary do Cavaco. O enredo foi anunciado na semana passada.

O evento é aberto ao público e a entrada será franca. A quadra história da Portelinha fica em frente à Praça Paulo da Portela. Em 2020, a Águia de Madureira, como a agremiação é conhecida, vai ser a sétima a desfilar na Avenida Marquês de Sapucaí, no Domingo de Carnaval.

O enredo conta a história dos índios que habitavam o Rio de Janeiro bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. A Portela vai retratar a vida social, cultural, religiosa e política dos primeiros “kariókas”. Os carnavalescos querem propor uma reflexão sobre as transformações e consequências geradas pelas guerras que culminaram com o desaparecimento dos povos nativos.

Outros enredos apresentados – Outras escolas do Grupo Especial já anunciaram seus enredos para o Carnaval de 2020. A Unidos do Viradouro, atual vice-campeã, apresentará o enredo “Viradouro de Alma Lavada”; a campeã Estação Primeira de Mangueira,  vai apresentar  “A verdade vos fará livres”, sobre uma possível volta de Jesus Cristo. O Salgueiro, o “Rei Negro do Picadeiro”, sobre os 150 anos de Benjamim  de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. A Mocidade Independente de Padre Miguel, a cantora Elza Soares; A Paraíso do Tuitui fará um enredo sobre o rei português Dom Sebastião e o santo de mesmo nome. A União da Ilha, sobre a sorte; A São Clemente, o “Conto do vigário”, a Unidos de Vila Isabel, Brasília; a Unidos da Tijuca, sobre arquitetura; Beija-Flor, “Se essa rua fosse minha” e a Acadêmicos do Grande Rio, “Tata Londirá, o canto do cabloco no quilombo de Caxias”.

Somente a Estácio d e Sá, que venceu este ano o Grupo de Acesso A, retornando ao Especial em 2020, não apresentou enredo ainda. Este será desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães. 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.