TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Câmara Municipal de Niterói ganha livro em homenagem aos 200 anos de existência

Obra "200 Anos de Glórias" conta fatos desconhecidos até pelos próprios niteroienses

Por Gabriel Gontijo em 13/08/2019 às 10:00:00

Foto: DB Editora/Divulgação

Localizada no Centro de Niterói e conhecida por ser um dos mais belos prédios da cidade, a Câmara Municipal completa dois séculos de existência em agosto de 2019. Desde quando foi instalada como Casa de Leis da antiga Vila Real da Praia Grande, o prédio passou por diversas transformações e não apenas por mudanças em sua arquitetura. Para contar fatos de sua história, o livro "200 Anos de Glórias" retrata detalhes sobre o bicentenário do Poder Legislativo niteroiense.

O projeto foi elaborado pela DB editora e contou com um evento especial na Câmara nesta segunda (12). Coordenado pela diretora da DB, Franciane Barbosa, o trabalho teve o apoio de uma equipe formada por jornalistas, pesquisadores, paleógrafo, fotógrafo e até designer gráfico. O grupo fez uma intensa e minuciosa pesquisa histórica em apenas de sessenta dias para apresentar o resultado justamente no mês do aniversário da Casa Legislativa de Niterói.

A publicação apresenta os planos de arruamento que desenharam o Centro, Icaraí e Santa Rosa, as primeiras ações para melhor abastecimento de água aos habitantes, a criação das normas de conduta que constituiriam futuramente o Código de Posturas de Niterói, a elevação da vila à cidade, o período como capital do estado do Rio de Janeiro, a atuação também como Poder Executivo até a criação da Prefeitura e os locais que lhe serviram de sede, entre outras curiosidades.

Abolição antes de Lei Áurea e vereadora até hoje desconhecida

Além de detalhes sobre a história do local relacionadas à fatos do município, o livro apresenta algumas situações pouco conhecido do público até hoje. Uma delas é que Niterói aboliu os escravos meses antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Outra curiosidade, é a existência de uma décima quarta vereadora nunca contabilizada em levantamentos e publicações anteriores.

Um capítulo do livro traz o resumo da principal legislação vigente. Outras páginas são dedicadas aos presidentes da Casa Legislativa desde seu primeiro juiz de fora e primeiro presidente, José Clemente Pereira. Também são apresentadas as trajetórias das mulheres vereadoras, em perfis que enaltecem a participação feminina na vereança niteroiense.

A obra "200 Anos de Glórias" conta com a tiragem de dois mil exemplares e tem pouco mais de 300 páginas. O livro não será vendido, mas quem deseja saber mais informações pode ligar para a Câmara Municipal de Niterói. O telefone é o 3716-8600 O e-mail é o [email protected].

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.