Localizada no Centro de Niterói e conhecida por ser um dos mais belos prédios da cidade, a Câmara Municipal completa dois séculos de existência em agosto de 2019. Desde quando foi instalada como Casa de Leis da antiga Vila Real da Praia Grande, o prédio passou por diversas transformações e não apenas por mudanças em sua arquitetura. Para contar fatos de sua história, o livro "200 Anos de Glórias" retrata detalhes sobre o bicentenário do Poder Legislativo niteroiense.
O projeto foi elaborado pela DB editora e contou com um evento especial na Câmara nesta segunda (12). Coordenado pela diretora da DB, Franciane Barbosa, o trabalho teve o apoio de uma equipe formada por jornalistas, pesquisadores, paleógrafo, fotógrafo e até designer gráfico. O grupo fez uma intensa e minuciosa pesquisa histórica em apenas de sessenta dias para apresentar o resultado justamente no mês do aniversário da Casa Legislativa de Niterói.
A publicação apresenta os planos de arruamento que desenharam o Centro, Icaraí e Santa Rosa, as primeiras ações para melhor abastecimento de água aos habitantes, a criação das normas de conduta que constituiriam futuramente o Código de Posturas de Niterói, a elevação da vila à cidade, o período como capital do estado do Rio de Janeiro, a atuação também como Poder Executivo até a criação da Prefeitura e os locais que lhe serviram de sede, entre outras curiosidades.
Abolição antes de Lei Áurea e vereadora até hoje desconhecida
Além de detalhes sobre a história do local relacionadas à fatos do município, o livro apresenta algumas situações pouco conhecido do público até hoje. Uma delas é que Niterói aboliu os escravos meses antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Outra curiosidade, é a existência de uma décima quarta vereadora nunca contabilizada em levantamentos e publicações anteriores.
Um capítulo do livro traz o resumo da principal legislação vigente. Outras páginas são dedicadas aos presidentes da Casa Legislativa desde seu primeiro juiz de fora e primeiro presidente, José Clemente Pereira. Também são apresentadas as trajetórias das mulheres vereadoras, em perfis que enaltecem a participação feminina na vereança niteroiense.
A obra "200 Anos de Glórias" conta com a tiragem de dois mil exemplares e tem pouco mais de 300 páginas. O livro não será vendido, mas quem deseja saber mais informações pode ligar para a Câmara Municipal de Niterói. O telefone é o 3716-8600 O e-mail é o [email protected].