TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Carros antigos nacionais invadem estacionamento do Cadeg

Exposição resgata algumas histórias de modelos e marcas brasileiras.

Por Cláudia Marapodi em 15/07/2018 às 19:28:33

Guilherme e seu Aerowillys (Foto: Cláudia Marapodi)

O "Encontro do Museu" reuniu cerca de 120 carros antigos de diversos modelos na manhã deste domingo, no Mercado Municipal do Rio (Cadeg). O visitante pode conferir verdadeiras joias motorizadas das marcas Vokswagen, Willys, Chevrolet, Fiat, Karmann Ghia, Mercedes, Miura, entre outros.

Roberto Froes, dono de dois modelos DKW, destaque do encontro deste mês, conta que é apaixonado por motor desde a adolescência e que vivia em autódromo.

"O cheiro que o DKW produz, uma mistura de gasolina, com óleo queimado e pneu queimado no calor, é perfume pra mim", afirma Froes.

Há 15 anos o antigomobilista comprou o seu primeiro DKW que ele mesmo recuperou e deixou todo original. Cinco anos depois encontrou o seu tão sonhado carro de corrida no Paraná, perto da cidade de Registro e está estreando pela primeira vez numa exposição. Roberto conta que não é fácil nem barato recuperar um veículo antigo.

"Tudo é muito difícil: peça, profissional, dinheiro e paciência. É uma brincadeira para quem realmente gosta", afirma o colecionador.

Guilherme é dono de alguns modelos antigos e levou para o encontro deste mês o Aero Willys 2600, o primeiro carro de design genuinamente brasileiro produzido no país, lançado em 1962 no Salão do Automóvel de Paris.

"Comprei ele em 1999, restaurei e troquei a cor, que era bege para vermelho. Tenho outros quatro carros antigos: um Karmann Ghia TC, uma Brasília que é da família desde zero Km, um Itamaraty 1968, que é semelhante ao Willys, porém de luxo para à época. E um Santana 1990, que pela regulamentação do Denatran, o veículo para ser considerado antigo precisa ter 30 anos de fabricação", explica o antigomobilista e um dos organizadores do evento.


Roberto e suas DKV na feira de carros antigos (Foto: Cláudia Marapodi)

De acordo com os idealizadores dos encontros-exposição, o evento é uma oportunidade de reunir quem gosta de carros antigos, conversar e trocar ideias sobre o tema e comprar peças originais no Mercado de Pulgas, que funciona em todos os Encontros.

"Isso aqui é uma reunião para se distrair e um brinquedo de gente grande", conclui, o bem humorado Guilherme.

Ficou curioso? Anote na agenda: o Encontro Mensal da AGMH Antigomobilistas acontece todo 3º domingo de cada mês, a partir das 9h, no Mercado Municipal do Rio (Cadeg), que fica naRua Capitão Félix, 110, em Benfica, no Rio de Janeiro. E se você também é antigomobilista e quer levar seu antigo e fazer novos amigos é simples. Apareça e leve um kilo de alimento, que será doado a uma instituição escolhida pelos organizadores.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.