Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) abre nesta segunda-feira (19) duas novas exposições. A mostra individual Quartos de Hotel do fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva e a mostra coletiva “Antes Que Se Parta A Cadeia de Prata” reunindo imagens de 28 membros da SFF.
Recentemente exposta no Rio de Janeiro, a exposição Quarto de Hotel reúne 75 imagens de quartos em que o autor, diplomata de carreira do Itamarati, se hospedou entre os anos de 2000 a 2010 em diferentes cidades do Brasil e do mundo. “Quantos sonhos, decisões profissionais, prazeres e incertezas vivemos dentro de um quarto de hotel?”, provoca o autor ao afirmar que a exposição tem um caráter mais de sensação do que de realismo e documentação.
Já a coletiva “Antes Que Se Parta A Cadeia De Prata”, é uma das mostras em cartaz no Foto Rio que terá esse ano, exposições em diferentes centros culturais do Rio de Janeiro e na SFF, em Niterói. Nesta mostra, que ficará na Galeria Octávio do Prado, fotógrafos membros da instituição se uniram em uma mesma temática com viés de resistência. O resultado é uma exposição com um contexto temático único, embora envolvendo vários autores, reunindo 46 fotografias de 28 fotógrafos.
As duas mostras ficam em cartaz durante todo o mês de agosto e setembro na Galeria Jayme Moreira de Luna e Octavio do Prado e serão abertas simultaneamente às 19 horas. A SFF fica na Rua Doutor Celestino, 115 Centro de Niterói.