TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Primeiro ministro da Itália anuncia renúncia

Lutas internas dentro da coalizão governista levam a saída de Giuseppe Conte, menos de um ano após chegar ao poder

Por Kaio Serra em 20/08/2019 às 16:12:39

Foto: Skynews/Reprodução

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou nesta terça-feira (20/08) que renunciará depois que seu governo populista perdeu o apoio de um membro importante da coalizão - a Liga de Matteo Salvini. Conte lançou um feroz ataque a Salvini, que atuou como vice-primeiro-ministro e também ministro do Interior, acusando-o de tentar arruinar a coalizão governista para obter ganhos pessoais e políticos.

No início deste mês, Salvini desistiu da aliança de seu partido com o Movimento 5 Estrelas, depois de meses discutindo as principais políticas. De acordo com Giuseppe, “Salvini está agindo por interesses próprios. Suas decisões representam sérios riscos para este país".

Em entrevista à mídia italiana, Matteo Salvini se defendeu das acusações de Conte. “O meu objetivo é desafiar as regras fiscais da União Europeia. Essas regras que deixaram a Itália mais pobre.” Ele também disse que não tem medo de uma eleição antecipada, acrescentando que "é um homem livre e não temo o julgamento dos italianos".

O índice do mercado acionário italiano caiu mais de 1% com as notícias, à medida que os investidores avançavam em direção a ativos portos-seguros, como títulos do governo.

Giuseppe Conte comunicará o Presidente da Itália, Sérgio Mattarella, sobre a renúncia. Seguindo o protocolo, Mattarella solicitará a permanência de Conte e, em caso de negativa, deverá dissolver todo o parlamento italiano, convocando novas eleições.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.