A Guarda Municipal do Rio começou, nessa sexta (23), a intensificar as ações de fiscalização de trânsito e patrulhamento no entorno do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. A medida foi tomada, porque grande parte dos voos do aeroporto Santos Dumont foi transferida para o aeroporto do Galeão devido à obra realizada na pista principal.
O RIOgaleão deve receber, nesse período de 24 de agosto a 21 de setembro, mais de 767 mil passageiros, o que corresponde a um aumento de 73% do público normal do aeroporto.
Na parte externa do aeroporto, a Coordenadoria Regional Norte (CRN) destacou, para o horário das 8h às 22h, oito guardas municipais e duas viaturas para agirem no ordenamento urbano e na orientação de taxistas e motoristas. Já o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) continuará atuando normalmente nos dois aeroportos com guardas bilíngues, que atenderão turistas nacionais e estrangeiros.
A Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran) atuará com 15 guardas municipais que fiscalizarão o trânsito no entorno dos dois terminais, auxiliarão os usuários do BRT e monitorarão a área no entorno do Galeão.
O aeroporto Santos Dumont continuará recebendo aviões de pequeno porte e o seu efetivo para manter o ordenamento no local e para auxiliar os passageiros no embarque e desembarque de ônibus, que farão o transporte entre os dois aeroportos.