Se os ventos já sopraram a favor em forma de números para Vanderlei Luxemburgo e Rogério Ceni, Cruzeiro e Vasco se enfrentam neste domingo (1º), às 19h, no Mineirão, para pegar um ar e ganhar fôlego para se distanciar da zona de rebaixamento nessa antepenúltima rodada do turno.
O Gigante da Colina soma 20 pontos, é o 14º e vem a Belo Horizonte motivado após vitória sobre o São Paulo em São Januário na rodada passada por 2 a 0, no polêmico jogo dos gritos homofóbicos vindo dos torcerdores vascaínos.
Vanderlei Luxemburgo, comandante da Nau Vascaína, deve fazer mudanças no setor defensivo com as suspensões do zagueiro Leandro Castán e do lateral Henrique. Ricardo Graça e Danilo Barcelos aparecem como prováveis substitutos.
Se dentro de campo o Vasco procura alternativas para subir na tabela, fora dele o pagamento de salários dos funcionários foi efetuado.
"O presidente disse que no mês de agosto faria um pagamento inteiro, com CLT e imagem para todos os jogadores. É o cumprimento do dever do Vasco da Gama. Estamos no caminho certo, acho que vamos terminar bem o ano”, disse Luxemburgo animado para o jogo no Mineirão.
O Cruzeiro, por sua vez, na 16ª posição, com 15 pontos conquistados, vem de uma importante vitória contra o Santos em casa por 2 a 0 e um empate em 1 a 1 contra o CSA, em Maceió, pontos que tiraram a equipe de Rogério Ceni - há apenas duas semanas no comando - da zona do rebaixamento.
Se o confronto envolve números, o que não falta são exemplos do quanto eles funcionam para ambos os lados.
Otimista, Ceni conseguiu tirar a Raposa da zona de rebaixamento, Luxemburgo chegou ao cruz-maltino na quinta partida da Série A e obteve, até o momento, cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, com aproveitamento de 52,77%.
Se o retrospecto e as supertições rodeiam esse confronto, vale lembrar que há seis anos o Cruzeiro, então comandado por Marcelo Oliveira, vencia o Vasco pela última vez em Belo Horizonte. Em 2013, o time celeste derrotou o clube da Cruz de Malta por 5 a 3 com dois belos gols de Lucas Silva. Por coincidência aquele jogo também aconteceu no dia 1º de setembro.
De lá para cá, o Vasco vem de um empate em 2 a 2 no Brasileiro de 2015, uma vitória por 1 a 0 no Brasileiro de 2017, um empate sem gols na Libertadores em 2018 e mais um empate em 1 a 1 no Brasileiro do mesmo ano.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X VASCOLocal: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa/PB)
CRUZEIRO: Fábio, Orejuela, Léo (Fabrício Bruno), Dedé (Cacá) e Dodô; Henrique, Robinho, Thiago Neves, Pedro Rocha, Fred e David. Técnico: Rogério Ceni
VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Henríquez, Ricardo Graça (Werley) e Danilo Barcelos; Richard, Raul e Marcos Junior; Rossi, Marrony e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo