Em um dos jogos mais aguardados desta edição do Campeonato Brasileiro, o Flamengo não tomou conhecimento do Palmeiras, ainda abalado pela eliminação na Libertadores e ganhou por 3 a 0 com autoridade na tarde deste domingo (01/09) no Maracanã, reassumindo a liderança do torneio com 36 pontos, mesma pontuação do Santos, mas ainda em vantagem no saldo de gols. Falando em gols, os desta tarde foram marcados por Gabriel Barbosa, que marcou duas vezes e Arrascaeta.
Apesar do resultado final da partida, foi o Palmeiras começou o jogo assustando o Flamengo e marcando um gol logo aos dois minutos de jogo que foi anulado corretamente pelo VAR quando William Bigode recebeu entre os zagueiros cruzando para Matheus Fernandes que marcou de peito, no entanto o meia palmeirense estava impedido.
Com o placar mais uma vez zerado, ele foi reaberto pelo Flamengo aos 10 minutos em uma jogada do trio ofensivo rubro-negro, começando com Bruno Henrique tocando de primeira para Arrascaeta que avançou pela entrada da área pela esquerda e serviu Gabriel Barbosa que com estilo tirou de Weverton marcando um golaço.
Com a vantagem no placar, o Flamengo assumiu de vez o controle da partida, mas sem criar nenhuma chance de fato contundente que tenha feito o goleiro palmeirense trabalhar. Apenas cruzamentos na área.
Aos 24 anos Bruno Henrique tentou mudar isso arriscando de longe, mas sem levar perigo a meta de Weverton. Quatro minutos antes o atacante rubro-negro assustou os torcedores ao sair de maca após uma dividida, mas logo voltou a campo normalmente.
Aos 31 foi a vez de Gerson também arriscar de fora da área, o ex-camisa 15 que a partir deste domingo herdou a camisa 8 que era de Cuellar, bateu colocado para a defesa de Weverton. No minuto seguinte Rafinha e Everton Ribeiro tabelaram pela direita, mas o camisa 7 tentou um lançamento rasteiro para dentro da área, mas a bola foi rápida demais para a chegada de Arrascaeta.
Mas aos 38 o uruguaio conseguiu concluir para o gol, subindo de cabeça para marcar o segundo gol rubro-negro após arrancada veloz de Bruno Henrique pela direita, o atacante foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Arrascaeta marcar o gol de número 57 do trio ofensivo formado pelos dois e ainda por Gabriel Barbosa.
Aos 46 minutos o Palmeiras chegou a diminuir com que pegou o rebote após cobrança de falta de Felipe Melo, no entanto Victor Hugo estava em posição irregular e o gol foi anulado.
Mais um gol e olé na segunda etapa
A primeira chance de gol do segundo tempo foi rubro-negra, aos dois minutos após jogada de Gabriel Barbosa dentro da área, a zaga palmeirense afastou mal e Gerson chutou com perigo da altura da meia lua, dois minutos depois Bruno Henrique chutou de longe, mas a bola subiu demais.
Aos 13, Everton Ribeiro tocou para Rafinha na ponta da área pela direita que sofreu pênalti de Diogo Barbosa. Gabriel Barbosa foi para a cobrança e converteu sem chances para Weverton, abrindo 3 a 0 no placar.
Depois disso, o Flamengo apenas administrou a vantagem diante de um Palmeiras que parecia conformado com a derrota e não ameaçava a meta rubro-negra. Tudo piorou para os paulistas aos 37 quando o zagueiro Gustavo Gómez errou o tempo da bola e acertou Bruno Henrique pelas costas, sendo imediatamente expulso, levando o cartão vermelho direto.
Com um jogador a mais, o Flamengo seguiu administrando o jogo em seus minutos finais, explorando bastante a posse de bola, sem correr nenhum perigo.
Na próxima rodada os rubro-negros encaram o lanterna Avaí na Ressacada no próximo sábado (07) às 17h. Enquanto o Palmeiras tem pela frente, também foram de casa, o Goiás no mesmo dia. Só que às 21h no Estádio Serra Dourada.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 x 0 PALMEIRAS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Público: 61.390 pagantes
Renda: R$ 3.368.134,00
Cartões amarelos: Rodrigo Caio e Bruno Henrique (FLA); Willian e Bruno Henrique (PAL)
Cartão vermelho: Gustavo Gomez (PAL)
Gols:
FLAMENGO: Gabriel, aos 10 minutos do 1º Tempo e aos 15 minutos do 2º Tempo, e De Arrascaeta, aos 37 minutos do 1º Tempo
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Pablo Mari, Rodrigo Caio (Thuler) e Filipe Luís; Gerson, Willian Arão e Arascaeta (Piris da Motta); Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabriel
Técnico: Jorge Jesus
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Vitor Hugo, Gustavo Gomez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Matheus Fernandes e Bruno Henrique (Jean); Dudu, Willian (Gustavo Scarpa) e Luiz Adriano
Técnico: Luiz Felipe Scolari