A Secretaria de Estado de Polícia Militar dá início, na manhã desta segunda-feira (02), ao treinamento para capacitar policiais militares das quatro unidades operacionais do 4º CPA (Comando de Policiamento de Área) a atuarem no “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, programa criado para prevenir violência doméstica. Participam do treinamento policiais militares dos quatro batalhões do 4º CPA - 7º BPM (São Gonçalo), 12º BPM (Niterói), 25º BPM (Cabo Frio) e 35º BPM (Itaboraí).
Após o treinamento, realizado em uma semana, os policiais das quatro unidades estarão habilitados para cumprir a missão prevista no novo programa: acompanhar mulheres que tenham sido ameaçadas e passaram a contar com medida protetiva expedida pela Justiça.
Cada unidade operacional do 4º CPA contará com duas equipes especializadas, que atuarão, em dias alternados, das 8 às 18h, com viaturas e braçais caracterizados com a logomarca do programa. O atendimento emergencial de 24 horas continuará sendo feito pelo serviço de radiopatrulha, cujos policiais poderão contar com orientação técnica da equipe do novo programa.