O Programa? Criança Feliz foi escolhido uma das iniciativas mais inovadoras do mundo pela Cúpula Mundial de Inovação para a Educação – WiseAwards 2019. Este ano, a Wise recebeu 481 inscrições, sendo 15 finalistas. Ao todo, seis projetos foram premiados.
Vale destacar que a premiação reconhece e promove projetos comprovadamente eficazes que abordam desafios mundiais na área da Educação. Desde 2009, a Wisr recebeu mais de 3.700 inscrições de mais de 150 países.
"O Prêmio demonstra como as organizações globais e os governos podem enfrentar desafios educativos urgentes com soluções inovadoras de maneira sustentável", afirmou Stavros Yiannouka, CEO da WISE.
Segundo informações do Ministério da Cidadania, entre os critérios analisados pelo júri estavam a inovação e a capacidade de os programas transformarem indivíduos, comunidades e sociedades, além da apresentação de um plano claro de desenvolvimento.
De acordo com o ministro Osmar Terra, o apoio às famílias e às crianças nos primeiros mil dias de vida pode mudar o futuro das novas gerações. “O programa Criança Feliz teve um apoio decisivo do presidente Bolsonaro e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Neste governo, mais que dobrou o número de atendimentos e vamos chegar a um milhão de crianças acompanhadas ainda esse ano”, reforçou Terra.
A premiação vai ser realizada durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, entre 19 e 21 de novembro, na cidade de Doha, no Catar. Além das oportunidades de promoção e criação de redes de trabalho, cada iniciativa vitoriosa receberá U$ 20 mil.
Criança Feliz
Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o programa promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.
Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também recebem atendimento.
O Programa está presente em 2.620 municípios e já atendeu, até o momento, 631.568 crianças e 123.108 gestantes. No total, foram realizadas mais de 19,9 milhões de visitas por cerca de 18 mil profissionais.