TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Patrocinador do Flamengo é preso em São Paulo

Empresário é acusado de fraude no Fies e no Prouni

Por Marcos Vinicius Cabral em 05/09/2019 às 10:49:32

Foto: ASCOM/Flamengo

A Polícia Federal prendeu preventivamente em São Paulo na última terça-feira (3), José Fernando Pinto da Costa, patrocinador do Flamengo e dono da Universidade Brasil.

Além do clube carioca, Atlético Mineiro e Corinthians também têm em suas camisas a logo “Universidade Brasil” estampado no omoplata à esquerda dos jogadores, além da Seleção Brasileira em 2017 a 2018.

A operação "Vagatomia" aconteceu após oito meses de investigação sobre fraude no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni), além da comercialização de vagas e transferência de alunos do Paraguai e Bolívia para o curso de medicina da Universidade Brasil, no campus de Fernandópolis, no interior de São Paulo.

Segundo as investigações da PF, “vagas para ingresso, transferência e financiamentos Fies para o curso estariam sendo negociados por até 120.000 reais por aluno” e cerca de 500 milhões de reais em bolsas do Fies e Prouni foram concedidas de forma irregular nos últimos cinco anos.

Costa foi preso em São Paulo e é apontado como o chefe do esquema. Em nota, a PF diz que ele “não só tinha conhecimento como também participava dos crimes em investigação”. Ao todo, a Justiça Federal de Jales (SP) expediu 22 mandados de prisão e 45 de ordem de busca e apreensão. Também foi determinado bloqueio de 250 milhões de reais dos alvos.

Como foi a chegada da Universidade Brasil ao Flamengo em 2017

O Flamengo é um ‘case’ de sucesso e toda empresa quer vincular a sua marca a ele e por isso a Universidade Brasil quis um espaço que antes nem estava disponível no uniforme do futebol profissional. E ela pagou bem por isso.

A empresa que procurou o Flamengo. O encontro se deu em São Paulo com um homem forte da empresa, o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello e o diretor de marketing Bruno Spindel. O objetivo da empresa foi colocado aos representantes do Flamengo que logo informaram não haver possibilidade no momento de estampar o uniforme do futebol profissional.

O representante da Universidade Brasil foi insistente, queria se possível fechar logo o acordo para já no próximo jogo (contra o Bahia em Salvador)estampar a sua marca no clube de maior torcida do país. Os valores apresentados fizeram o acordo ser fechado, mas não para aquela partida, válida pela 10ª rodada. A aplicação da marca ainda tinha que passar pelo Conselho Deliberativo.

O marketing, que sempre se preocupou com que as marcas aplicadas não agredissem o Manto Sagrado, mostrou que o patrocínio poderia ser colocado na cor branca, diferente do Corinthians que tem a marca em azul e amarelo.

Uma reunião do Conselho Deliberativo de forma extraordinária foi convocada e por quase unanimidade, o patrocínio foi aprovado e estreou no dia 02 de julho, no jogo em que o Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0, na Ilha do Urubu, partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A primeira parceria da Universidade Brasil com o Flamengo foi até dezembro de 2017, sendo sempre renovado e rendendo aos cofres rubro-negros R$ 2 milhões por ano.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.