Depois de conquistar pela 9ª vez a Copa América disputada em julho, quando venceu por 3 a 1 o Peru no Maracanã, a Seleção Brasileira volta hoje a disputar novamente uma partida.
Enfrenta a Colômbia nesta sexta-feira, no Estádio do Miami Dolphins, nos Estados Unidos, às 21h30 (de Brasília), onde as equipes estão se preparando para a Copa América do próximo ano e para as Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar.
Neymar, maior nome do Brasil, está de volta após um longo período ausente - não disputou a Copa América por lesão ao se contundir no amistoso no dia 5 de junho contra o Catar - e por problemas pessoais extra-campo em três meses de inatividade.
O técnico Tite deve testar o atleta do PSG em uma posição diferente da habitual, atuando um pouco mais centralizado. E falou da sua importância na Seleção.
"Essa é a variável que podemos trabalhar juntos. Seleção, eu, comissão e Neymar. É entender o grande desempenho dentro de campo. Eu, Fábio Mahseredjian e Ricardo Rosa (preparadores físicos) vamos estar atentos para proporcionar esse desenvolvimento. Buscamos informações com o Paris Saint-Germain e sabemos como está a parte física, a parte técnica. Ele está recuperado. Ele está pronto para jogar e ajudar", projetou.
As grandes ausências na seleção ficam por conta de Alisson, goleiro do Liverpool, e Gabriel Jesus, atacante do Manchester City, que estão lesionados. Assim, Ederson deve ser o titular diante da Colômbia e, no ataque, Richarlison ou David Neres podem ganhar uma oportunidade.
Pelo lado da Colômbia, o meia James Rodríguez, do Real Madrid, e o centroavante Falcão García ficaram de fora da convocação do treinador português Carlos Queiroz. Apesar dos desfalques importantes, a base do time que jogou a última Copa América no Brasil está mantida.
Retrospecto
A Seleção Colombiana é adversária recorrente do Brasil, com 30 jogos disputados. E a equipe nacional possui ótimo retrospecto, com 18 vitórias, nove empates e três derrotas. Um desses duelos foi no estádio de Miami, em amistoso realizado em setembro de 2014, com triunfo da seleção por 1 a 0, com gol de Neymar.
O Brasil também atuou no local em novembro de 2013, quando aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre Honduras. E o estádio deste Brasil x Colômbia, tem capacidade para mais de 70 mil torcedores, também é conhecido por ter recebido eventos de fora do mundo futebolístico, o que inclui cinco edições do Super Bowl, a final da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL X COL�"MBIA
Local: Hard Rock Stadium, em Miami (Estados Unidos)
Horário: às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: não divulgado pela organização
BRASIL: Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Arthur; David Neres (Richarlison), Neymar e Philippe Coutinho; Firmino. Técnico: Tite
COL�"MBIA: Ospina; Medina, Mina, Sánchez e Tesillo; Barrios, Uribe e Cuadrado; Zapata, Muriel e Roger Martínez. Técnico: Carlos Queiroz